Fábio Dias
03/07/2024
Garça ACIG 

Comércio garcense: ACIG fala sobre funcionamento no feriado de 09 de julho

No próximo dia 09 de julho é feriado estadual, mas o comércio terá um horário especial de funcionamento.

No próximo dia 09 de julho é feriado estadual, mas o comércio terá um horário especial de funcionamento. Conforme informado pela Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, o comércio garcense ficará de portas abertas das 09 às 16 horas.

“Dia 09 de julho é um feriado estadual e, em razão disso, para quem for abrir, e está programada a abertura das 9 às16 horas, se faz necessário o pagamento, uma indenização, para os colaboradores”, disse o superintendente da ACIG, Fábio Dias. 

O superintendente explicou que as Microempresas -ME devem pagar 81 reais, ao passo que para as Empresas de Pequeno Porte-EPP o valor a ser pago é de 105 reais. Já as ‘Limitadas’  devem pagar 121 reais, mais 29 reais de vale-transporte.

De acordo com Fábio Dias, para os empresários que têm o Regime Especial de Pisos Salariais (REPIS) , que assinaram junto com o Sindicato dos Comerciários, os valores são outros:

- a empresa ME paga 46 reais

- a empresa EPP paga 68 reais 

“É bom ficar atento a esses valores. Tem mais um valor ,que é uma indenização por trabalho em feriado. Tudo isso precisa ser conversado com o Sindicato dos Comerciários. Então está programado, dia 9 de julho , que o comércio garcense abra das 9 às 16 horas. Os lojistas devem se atentar para esses valores para que fique regularizado a abertura nesse dia”, salientou ele.

A abertura, como disse o dirigente, foi acordada entre as categorias e se deve ao fato de ser início de mês , data na qual muitos recebem seus vencimentos e, também, fazem seus pagamentos. 

“Como é uma semana forte de pagamento ficou definida a abertura das 9 às 16 horas”, pontuou. 

Outro ponto lembrado por Fábio Dias diz respeito aqueles que, por motivos próprios, não querem manter o estabelecimento aberto no feriado do dia 09 de julho.

“Não quero abrir porque não acho que devo pagar esses valores. Não consigo pagar esses valores. Tudo bem, não é obrigado a abrir. É uma data que é feriado, porém conseguimos a abertura do dia. Quem achar interessante, quem achar que deve abrir, esses são os valores que devem ser pagos aos funcionários, aos colaboradores que trabalharão, explicou ele.

Os lojistas que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a ACIG ou com o Sindicato dos Comerciários, e receberão as explicações sobre os pagamentos que devem ser feitos, para aqueles que trabalharem no dia 09.


Dia 29 de junho: muitos lojistas abriram


No último dia 29 de junho, sábado, foi feriado municipal e o acordo previa o fechamento do comércio. Conforme orientou a ACIG, os interessados em abrir as portas deveriam procurar o Sindicato dos Comerciários e legalizar a situação.

“Quem foi ao centro comercial no último sábado, gostou do que viu. Achávamos que muitos não iriam abrir, mas muitos lojistas acertaram a situação e abriram suas portas. Quem abriu não se arrependeu. O consumidor foi até o centro comercial, aproveitou as promoções, a tranquilidade e movimentou os caixas de muitos estabelecimentos”, disse Fábio Dias.

“Quem abriu não se arrependeu. Estamos vendendo bem, a loja está movimentada. Acredito que se todos tivessem aberto o movimento seria ainda maior”, disse um comerciante.

“Não podemos dizer se terá ou não movimento, mas é importante que o lojista tenha estratégias para conquistar e levar esse consumidor até seu estabelecimento. Conversamos com alguns empresários que abriram no dia 29 de junho e todos se mostraram satisfeitos. Acreditamos que no dia 09 também haverá movimento no centro comercial”, finalizou Dias.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.