Fábio Dias
18/09/2024
Garça 

Secretaria divulga novo boletim de dengue: cidade contabiliza 1.811 casos positivos

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou a atualização do boletim de dengue relativo ao ano de 2024. Os dados correspondem ao período de 1.º de janeiro a 14 de setembro de 2024 e apontam que a cidade, neste período, soma 1.811 casos positivos de dengue. Os números são divulgados semanalmente, e a verificação é feita de forma anual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

O último boletim aponta ainda 1.620 casos negativos e 60 em investigação. Diferente dos boletins de Covid, uma vez infectada com a doença, a pessoa permanecerá marcada como caso positivo durante ano todo, sendo assim, o número é uma somatória de casos que vai do primeiro ao último dia do ano.

Para evitar a proliferação da doença a única forma é a eliminação de criadouros, pois a nebulização, que segue ocorrendo no município, acaba apenas com os mosquitos em sua forma voadora, não eliminando os ovos que terminam seu ciclo em apenas alguns dias.

A Secretaria da Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, e existe a suspeita da doença, que façam a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que para reproduzir-se alimentar-se de sangue humano. Não são todas as fêmeas que estão contaminadas, mas basta uma picada de uma infectada para que a doença se desenvolva em humanos. Além disso, quando não contaminada, ao picar uma pessoa infectada, ela se contamina e passa a contaminar outras pessoas.

 

Vacinação contra a dengue

A vacina contra a dengue segue disponível nas salas de vacinação do município, podem ser vacinadas crianças de 10 anos a menores de 15 anos. Um adulto ou responsável deve acompanhar a criança até uma das salas de vacinação, com cartão sus ou CPF e mantenha-o protegido


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.