Fábio Dias
17/10/2024
Garça ACIG 

ACIG alerta para novo golpe sobre falsa investigação nas agências bancárias


A cada dia um novo golpe vitimiza mais pessoas. A cada dia os golpistas reciclam velhos golpes e constroem outros.


A cada dia um novo golpe vitimiza mais pessoas. A cada dia os golpistas reciclam velhos golpes e constroem outros. Nesse meio, a população fica perdida. O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, alerta para o novo golpe sobre falsa investigação nas agências bancárias.

“Mal se combate um golpe e outro é posto em prática. Os trabalhadores são vitimizados. A Febraban ( Federação Brasileira de Bancos) está alertando para um novo golpe. Golpistas estão ligando para clientes dizendo que sua agência ou gerente está sob investigação e pedindo a transferência de recursos para contas suspeitas”, disse ele.

O dirigente garcense salientou que criminosos estão criando novas abordagens para golpes aplicados há muito tempo, como o da falsa central telefônica. As estratégias são novas, mas as táticas, velhas: usam técnicas de engenharia social, que consistem na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor das quadrilhas.

“Muitas vezes, no calor do momento, a pessoa acaba caindo no golpe, eles têm esse domínio psicológico sobre as vítimas. A Febraban alertou que, desta vez, os golpistas estão ligando para clientes e dizendo que sua agência bancária e/ou seu gerente está sob investigação. E chegam até a mandar um boletim de ocorrência falso para dar credibilidade ao golpe. A partir daí, dizem que para a proteção do cliente, ele deve transferir seus recursos para favorecidos indicados por eles enquanto durar a investigação criminal”, explicou Fábio Dias.

Esta abordagem é golpe. Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Dias orienta que, quem receber este tipo de contato deve encerrá-lo na hora. 

“Se tiver dúvidas sobre sua agência, esclareça qualquer informação fora do normal nos canais oficiais do banco. Liga, fala com seu gerente. Aqui em Garça, por exemplo, as pessoas se conhecem, ligam, falam com os gerentes. O importante é não cair nesses golpes, não dar margem para que falem”, disse ele.

O superintendente ressalta ainda que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.

“Pelo alerta feito pela Febraban, os criminosos estão usando o nome da entidade neste golpe, mas a Federação é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne instituições financeiras do país. Ela não tem  relacionamento direto com clientes e usuários do sistema bancário”, pontou Dias, lembrando que, no caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.