Comunicação ACIG
15/12/2025
Garça 

Abertura de pequenos negócios avança impulsionada pelo empreendedorismo local

 O empreendedorismo segue em forte expansão no Brasil em 2025, atingindo números históricos na abertura de pequenos negócios. De janeiro a novembro deste ano, o país registrou a criação de 4,6 milhões de novos empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O resultado já supera todo o volume registrado em 2024, até então o melhor da série histórica, quando foram abertas pouco mais de 4,1 milhões de empresas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 19%, evidenciando a confiança dos brasileiros no ambiente econômico. Os pequenos negócios representam 97% de todas as empresas abertas no país em 2025, sendo a maioria formada por MEIs (77%), seguidos por microempresas (19%) e empresas de pequeno porte (4%).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o recorde confirma o bom momento vivido pela economia brasileira. Segundo ele, fatores como pleno emprego e inflação controlada estimulam os brasileiros a investirem em seus próprios negócios. “O empreendedorismo é a porta de entrada para a inclusão produtiva, geração de emprego e renda. Hoje, cerca de 60% dos brasileiros sonham em empreender, o que coloca o Brasil entre os países mais empreendedores do mundo”, destacou.

Entre os setores, Serviços lidera a abertura de novos negócios, concentrando 64% do total até novembro, com destaque para o crescimento de 24,5% na formalização de MEIs em relação a 2024. Na sequência aparecem o Comércio (21%) e a Indústria (7%). Em termos regionais, São Paulo lidera com 29% das novas empresas, seguido por Minas Gerais (11%) e Rio de Janeiro (8%).

Garça acompanha a tendência nacional

O avanço do empreendedorismo também se reflete no município de Garça, que vem mantendo números consistentes na abertura de empresas nos últimos anos. Segundo dados do setor responsável pelo cadastro, em 2023 foram abertos 420 cadastros mobiliários de MEIs e 169 de empresas de outros portes (ME, EPP, LTDA e associações).

Em 2024, o município registrou 317 novos MEIs e 175 empresas de demais portes. Já em 2025, considerando os dados até o mês de novembro, foram contabilizados 279 novos cadastros de MEIs e 188 empresas de outros portes, demonstrando uma evolução no número de negócios com estruturas mais robustas, em sintonia com o cenário nacional.

ACIG fortalece e apoia quem empreende

Nesse contexto, a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) desempenha papel fundamental no fortalecimento do ambiente de negócios do município. A entidade atua no apoio direto aos empreendedores e futuros empresários, oferecendo orientação, capacitação, representatividade institucional e incentivo à formalização.

A ACIG também se destaca como parceira estratégica de quem deseja empreender, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico local. Ao apoiar desde o pequeno empreendedor até empresas já consolidadas, a associação ajuda a transformar ideias em negócios sustentáveis, fortalecendo Garça como um polo de oportunidades e crescimento.

Os números reforçam que, assim como no Brasil, empreender em Garça é uma realidade em expansão, impulsionada pela confiança na economia, pelo espírito empreendedor da população e pelo suporte de entidades como a ACIG.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.