Fábio Dias
22/10/2024
Garça ACIG 

ACIG parabeniza Dia de Campo e fala sobre a importância dos cafés especiais para a cidade


No último dia 18 de outubro foi realizado, na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) o Dia de Campo.


No último dia 18 de outubro foi realizado, na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) o Dia de Campo. O evento, promovido pelo Conselho do Café da Região de Garça (ConGarça), reuniu produtores, especialistas e amantes do café para celebrar a qualidade dos grãos produzidos na região. Durante o Dia de Campo foram divulgados os vencedores do 7º Concurso de Cafés Especiais, consolidando a região como um dos principais polos de produção de cafés especiais do país.  A competição, que avalia os cafés em diferentes categorias, como Seca Natural, Cereja Descascado e Fermentado, tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade e valorizar o trabalho dos produtores. A avaliação e escolha das amostras vencedoras foi feita por especialistas da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Café). 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Raniel (a direita, ao lado de Matheus Tinoco), participou do evento e falou da importância dos cafés especiais para a cidade.

“Foi um dia muito importante para a cafeicultura, para os cafeicultores da cidade e da região. Garça, como todos sabem, tem sua história construída , embasada na cafeicultura e, posteriormente se tornou também uma referência na indústria eletrônica. O que vimos no Dia do Campo, foi uma mostra clara da evolução, do crescimento do cafeicultor que buscou, o aprimoramento”, disse Raniel.

O dirigente garcense destacou a importância de momentos como esse para que as pessoas vejam os bons produtos  existentes na região.


Café está no topo das exportações em Garça


Para Raniel, é inegável o valor do café na economia da cidade. Comentando números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ele falou sobre a representatividade do café para o município.

“Os números não mentem e mostram a importância na cadeia econômica. De janeiro a setembro deste ano as exportações relacionadas ao café, totalizaram US$ 12,4 milhões e responderam por 44% de tudo que foi exportado no período, daqui de Garça. Foi o produto mais exportado. As máquinas e aparelhos, mecânicos com função própria, não especificados chegaram perto, com US$ 12,3 milhões – 43%. São dois polos importantes da cidade”, disse ele, comentando também que, segundo o IBGE, no ano passado a cidade de Garça produziu 11.725 toneladas de café arábica, numa área de 8.300 hectares.

 O dirigente lembrou ainda que os cafés em Garça têm a Indicação Geográfica-IG e a região é conhecida por produzir cafés especiais de alta qualidade, com sabores e aromas característicos. A IG reconhece e protege a origem dos cafés produzidos na Região de Garça.

“Tudo isso influencia diretamente na economia local. Isso traz frutos para o comércio, para a indústria, para a cafeicultura. Os nossos cafeicultores estão de parabéns. A ConGarça também está de parabéns pela organização do evento. É gratificante ver a riqueza que temos aqui”, finalizou ele.

Além das premiações para os três primeiros colocados em cada categoria, todos os produtores inscritos receberam um laudo de qualidade do café e um certificado de participação no concurso. Além disso, os lotes com pontuações mais altas receberam propostas de compra com valores acima do praticado no mercado, demonstrando o interesse do mercado por cafés especiais de alta qualidade. 

Para Tamis Lustri, presidente da ConGarça e um dos organizadores do evento, o sucesso do 7º Concurso de Cafés Especiais reforça a importância da produção de cafés especiais para a região de Garça.

“A qualidade dos grãos produzidos localmente tem atraído a atenção de compradores nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”. (Na imagem o presidente da ACIG, Fábio Raniel, com Matheus Tinoco durante o Dia de Campo)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.