Comércio garcense preparado para atender as comemorações do Halloween
No próximo dia 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxa, ou Halloween e o comércio garcense já está preparado para atender as comemorações da data.
No próximo dia 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxa, ou Halloween e o comércio garcense já está preparado para atender as comemorações da data. Uma volta rápida pelas lojas e é possível observar a mudança nas vitrines, os adereços, as abóboras, as fantasias.
Conforme lembrou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, o Halloween é uma celebração de origem internacional que tem conquistado o coração de muitos brasileiros. Consequentemente, esse crescimento da popularidade impacta diretamente na economia e resulta em oportunidades comerciais.
“Estamos sempre lembrando que datas comemorativas, sejam elas quais forem, são oportunidades para alavancar as vendas. O lojista tem que ter esse calendário de comemorações em mãos e , antecipadamente, ir preparando o ambiente, para sair na frente. O Dia das Bruxas parece ser uma data que beneficia apenas alguns segmentos, mas se tiver uma boa estratégia, todos os segmentos podem se beneficiar da data”, disse ele.
De acordo com o dirigente, além do setor de alimentos, a data alavanca vendas de adereços, fantasias, cosméticos. O Dia das Bruxas movimenta do setor de alimentos até papelaria, passando por lojas de roupas e calçados, e utilidades.
Algumas escolas no município têm a tradição de comemorar a data, realizando eventos celebrações típicas, o que também movimenta as vendas.
“Voltamos a dizer que nossos lojistas têm, e muito bem, investido nas redes sociais. Postado os produtos, preços, promoções. Nessa data específica, quem, por exemplo, trabalha com cosméticos pode usar as redes sociais postando fotos e textos atrativos. Também é possível dar dicas de maquiagem para a ocasião. Tudo isso faz parte de estratégias e estas devem ir ao encontro do que busca o consumidor”, frisou ele.
Dicas para alavancar as vendas
O dirigente garcense citou algumas estratégias que podem alavancar as vendas no período de Halloween. Ele orientou em como otimizar os negócios nas redes sociais durante o Halloween. Segundo Fábio Dias, é importante que o empreendedor gere engajamento nas redes sociais pelo menos uma semana antes da data.
“Este é o momento de usar esta estratégia. Exatamente uma semana antes. Os lojistas devem fazer publicações nos stories trazendo aos poucos informações sobre o que pretende ser feito no Halloween”, disse ele.
Outra indicação é evitar publicações que envolvam descontos e preços, investindo em criar um ambiente online que conquiste a atenção do consumidor.
“O consumidor precisa ser conquistado. A arte de vender exige conquista. O consumidor não gosta de perceber, de sentir que o lojista apenas quer lhe ‘empurrar’ um produto. É além disso. Vai além do simplesmente vender o produto”, pontou o superintendente comentando ainda que, em estabelecimentos físicos, existem outras estratégias que podem impactar positivamente as vendas:
- No halloween, é preciso ter criatividade e bom humor. Ambientar e decorar uma loja, colocar músicas ligadas ao tema, uniformizar os funcionários de forma temática, são algumas das possibilidades lembradas pelo dirigente.
- Customizar, se possível, os produtos, vendendo itens personalizados, também é uma estratégia que tem resultado positivo.
“À medida que vamos falando, que vamos enumerando, outras estratégias nos vêm à mente e, certamente, cada lojista tem o seu jeito de trabalhar, conhece seus clientes. O que lembramos é que, em todas as ações, é preciso estabelecer um planejamento prévio”, disse ele.
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