
Comércio garcense registra bom movimento durante o sábado (12)
Com uma abertura facultativa, no último sábado (12) o comércio garcense registrou bom movimento entre os lojistas que optaram por abrir as portas, já que era feriado nacional.
Com uma abertura facultativa, no último sábado (12) o comércio garcense registrou bom movimento entre os lojistas que optaram por abrir as portas, já que era feriado nacional. Muitos consumidores foram até o centro comercial e aproveitaram para fazer compras, comprar os presentes do Dia das Crianças e até passear.
“Muitos lojistas abriram seus estabelecimentos e a medida foi bem recebida pelo consumidor. Foi no sábado, segundo do mês, quando normalmente o movimento é grande. É um momento importante para vendas e, seguindo as normas trabalhistas muitos lojistas abriram”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias.
O consumidor que foi até o centro comercial afirmou se sentir satisfeito.
“Eu moro no sítio e nem ia vir, mas viemos e foi bom. Tem lojas fechadas, mas para o que queremos, as lojas estão abertas. Ainda fomos comprar os presentes das crianças e comprar os remédios”, disse Maria Silveira, residente na zona rural garcense que, foi ao centro comercial juntamente com o esposo e os dois filhos.
Dias explicou que muitos lojistas se comunicaram com seus clientes, através dos grupos formados e informaram sobre a abertura. Outros postaram nas redes sociais e tudo isso ajudou a alavancar o movimento.
“Infelizmente alguns lojistas abriram no sábado para se organizar, depois do temporal que teve na sexta-feira. Alguns comerciantes tiveram avarias em seus estabelecimentos e abriram no sábado, para pôr a casa em ordem. Ainda assim conseguiram atender os clientes que adentraram nas lojas”, falou o dirigente.
Segundo o superintendente, embora tenha o acordo de fechamento, a abertura acaba sendo facultativa e, a cada feriado, mais lojistas optam por abrir as portas.
“As lojas com produtos voltados para crianças registraram grande movimento. Além disso os supermercados, farmácias, lojas de roupas, lojas de sapatos e até lanchonetes estavam cheias. Isso nos deixa muito felizes”, disse ele.
Liberdade Econômica
Fábio Dias salientou a importância da cidade regulamentar a Lei da Liberdade Econômica.
“Nós já abordamos essa questão. Precisamos nos atentar. Garça tem a Lei da Liberdade Econômica, mas não está regulamentada. É preciso estar atento. Em janeiro está previsto entrar em vigor a portaria do Ministério do Trabalho que traz restrições à abertura do comércio aos domingos e feriados. Não é positivo que isso aconteça”, falou ele.
O dirigente garcense salientou a necessidade do lojista, do empreendedor ter mais liberdade.
“Ninguém está falando em escravizar, em fazer algo errado. Estamos falando em giro da economia, estamos falando em empreender. O movimento registrado no sábado aqui em Garça é a prova disso. Acordou-se um fechamento mas, respeitando as leis, permitiu-se a abertura. Isso faz parte dessa liberdade”, pontuou.
Dias explicou que, de acordo com a Portaria 3.665/2023, o funcionamento em domingos e feriados só será possível mediante acordo através de convenção coletiva.
“Para os empresários, isso pode representar um obstáculo adicional, pois depende da negociação coletiva e possivelmente impõe mais custos e complexidade na gestão de recursos humanos”, colocou Fábio Dias.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.