
Paróquia garcense inicia amanhã, 16, Tríduo a São Lucas
A comunidade da Paróquia de São Pedro Apóstolo inicia amanhã, dia 16 de outubro, o Tríduo São Lucas. As celebrações acontecem na Capela de São Lucas, a partir das 19h, e prosseguem nos dias 17 , 18 e 19 de outubro.
A comunidade da Paróquia de São Pedro Apóstolo inicia amanhã, dia 16 de outubro, o Tríduo São Lucas. As celebrações acontecem na Capela de São Lucas, a partir das 19h, e prosseguem nos dias 17 , 18 e 19 de outubro. Conforme divulgado, nos dias 16, 17 e 18 de outubro, dias do Tríduo, haverá celebração do Terço, às 19 horas, seguido da Santa Missa. Já no sábado, dia 19 de outubro, às 19h30, acontece Procissão e Missa Solene.
“Convidamos a todos para participar do Tríduo em honra a São Lucas, padroeiro dos médicos e evangelista. São Lucas, testemunha do martírio e portador da luz de Cristo, interceda por todos nós. Venha rezar conosco e celebrar esse momento de fé e devoção!”, convida a Paróquia através das redes sociais.
São Lucas, além de ser o autor do terceiro livro dos evangelhos ele escreve também o Atos dos Apóstolos. Apesar de não ter conhecido Jesus pessoalmente, São Lucas se destaca por sua narrativa ser fiel à descrição dos seus irmãos acerca dos atos de Jesus. . É o santo padroeiro dos médicos e artistas, segundo a Igreja Católica. É celebrado no dia 18 de outubro
A Capela de São Lucas em Garça fica a rua Phydias Castanho de Almeida, 120.
História
São Lucas Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo até a confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou mulher nem teve filhos.
É possível perceber a característica mais original do Evangelho de Lucas graças aos seis milagres e às dezoito parábolas, que não encontramos nos outros Evangelhos. Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus.
Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor”, Lucas, numerosos quadros representando a Virgem. Em seu Evangelho, escrito em grego fluente e límpido, Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus.
Lucas conhecia os Evangelhos de Mateus e Marcos quando começou a escrever o seu, antes do ano 70. Julgava que ao primeiro faltava uma certa ordem no desenvolvimento dos fatos e considerava o segundo por demais conciso.
Como diligente estudioso, Lucas, depois de ter documentado escrupulosamente as notícias da vida de Jesus ,“desde o início”, quis narrá-la novamente de forma ordenada, de modo que os fatos e ensinamentos progredirem pari passu como a realidade.
Deu prova da mesma agradável fluência narrativa também na redação dos Atos dos Apóstolos.
As notícias concernentes à sua morte são incertas: algumas fontes falam do seu martírio; outras dizem que viveu até a idade avançada. A tradição mais antiga diz que morreu na Beócia, com 84 anos, depois de ter-se estabelecido na Grécia, onde escreveu seu Evangelho.
Três cidades se ufanam de conservar suas relíquias: Constantinopla, Pádua e Veneza.
SERVIÇO
Tríduo de São Lucas
- Dias 16, 17 e 18 de outubro: 19h Terço, seguido da Santa Missa
- Dia 19 de outubro:19h30 Procissão e Missa Solene
- Local: Igreja São Lucas: Rua Phydias Castanha de Almeida, 120, Jardim São Lucas
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.