Fábio Dias
05/11/2024
Garça 

Garcense faz lançamento de livro na próxima quinta-feira, 07, na Biblioteca Pública Municipal

Na próxima quinta-feira, 07 de novembro, a garcense Ivonete Aparecida Alves faz, em Garça, o lançamento do seu livro “Malungas Numa Tese”.

Na próxima quinta-feira, 07 de novembro, a garcense Ivonete Aparecida Alves faz, em Garça, o lançamento do seu livro “Malungas Numa Tese”. A ação acontecerá na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros, a partir das 19h30. O lançamento contará com sessão de autógrafos e a possibilidade de conversar com a autora de pertinho.
Graduada em Comunicação Social, Pedagogia com mestrado em Educação pela Unesp e doutorado também em Educação pela UNICAMP, Ivonete ainda traz em seu currículo o fato de ser técnica em agropecuária e artesã. Atua principalmente com os temas educação popular, educação ambiental, agricultura orgânica, geração de renda e pesquisa temas ligados à discriminação contra a mulher e o racismo contra negras e negros.

Há cerca de 23 anos ela reside na cidade de Presidente Prudente, mas tem sua história ligada a Garça e, frequentemente está na cidade, onde ainda reside sua irmã. Em Garça, Ivonete trabalhou, por muitos anos, na extinta Delegacia de Ensino de Garça 


Malungas Numa Tese


A obra da escritora promove uma discussão sobre a superação do racismo institucional através do conceito de "ubuntu", uma filosofia africana que celebra a solidariedade e a conexão humana.
"Malungas numa Tese" traz uma perspectiva íntima das vivências de Ivonete com as mulheres e famílias do Mocambo Nzinga, um espaço do Movimento Negro de Presidente Prudente, do qual a autora faz parte.

Malungas Numa Tese traz os gestos produzidos por mãos que são reverberações de séculos de luta, organização, fé, trabalho imenso, imerso em cantos, cheiros, obras de arte, aprendizado, ensinagem, processos na natureza, porque são componentes dela. São assim as narrativas presentes neste livro,  apresentadas em atos como numa peça de teatro, que têm na vida afro centrada o mote, a razão e a raiz do que lá acontece, mas o que de lá reverbera em letras, sonhos e vidas transformadas. O porquê as plantas, as crianças, suas mães e suas narrativas são apresentadas em imagens, em histórias e sentimentos. Não há limites entre a narrativa e a vida, como se fosse possível imergir nesses atos e na peça também viver.

Malungas numa tese reporta um processo de cura para o racismo institucional, produzindo uma narrativa em primeira pessoa, levando ao extremo o significado do termo ubuntu. A autora está completamente imbricada com as mulheres e suas famílias nesse local denominado Mocambo Nzinga, em Presidente Prudente/SP, um território do Movimento Negro como Sujeita. Rompe com as falácias das pesquisas diagnósticas que, envoltas em termos e adjetivações, não têm conseguido compor a vivificação dos territórios negros. O livro está repleto destas vidas malungas. 


Ivonete Aparecida Alves

- Doutora em Educação pela Unicamp e Mestra em Educação pela FCT Unesp de Pres. Prudente. Artista agbá.

-  Trabalhou como Coordenadora Executiva na empresa Nzinga Afro Brasil

- Graduada em Jornalismo na instituição de ensino FAAC Unesp – Bauru

– Graduada em Pedagogia pela instituição de ensino  FCT Unesp – Presidente Prudente 

- Frequentou Colégio Agrícola de Garça – Técnica em Agropecuária 

 

SERVIÇO

Lançamento do Livro: “Malungas Numa Tese”

Dia e hora: 07 de novembro  - 19h30

Local: Biblioteca Municipal

Endereço: Avenida Dr. Rafael Paes de Barros – 522

Informações: telefone (14) 3471-1616

Editora: www.editoraappris.com.br /editora appris @editoraappris @editoraappris 

APOIO: Biblioteca Pública Municipal de Garça


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.