
Prefeito afirma que entrega Garça com contas equilibradas
Os destaques são contas em dia, redução das dívidas previdenciárias e investimentos que geram economia futura
Em entrevista na rádio Top FM, de Bauru, o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, falou aos radialistas e jornalistas Nivaldo José e Rafael Antônio sobre as eleições 2024 e fez um balanço de sua administração municipal.
“Nos meus dois mandatos trabalhei para que a Prefeitura tivesse equilíbrio financeiro e fiz investimentos estratégicos que resultam em redução de despesas a longo prazo”, disse ele.
Segundo João Carlos, o município mantém os pagamentos aos fornecedores em dia, cumpre todas as obrigações previdenciárias, e, o que é mais importante na área, sem gerar novos parcelamentos.
“A parte previdenciária, que sempre é um grande dificultador para todos os gestores, nós entregamos com todas as obrigações previdenciárias devidamente cumpridas. Eu não tenho nenhum parcelamento do meu mandato. E hoje temos o menor endividamento dos parcelamentos anteriores”, afirmou João Carlos.
“Então a gente conseguiu regularizar, colocar em dia, fazer todos os aportes por insuficiência financeira. E esse ano de 2024 foram mais de 8 milhões de reais que nós tivemos que aportar adicionalmente, além da cota patronal e dos valores descontados dos servidores. Dos pagamentos, de todos os parcelamentos previdenciários, até alguns fizemos de forma antecipada. Mesmo assim, tivemos que aportar recursos para manter o equilíbrio do sistema previdenciário do município, que é o grande desafio”, falou ele explicando, detalhadamente, a situação previdenciária.
Investimentos estratégicos
Segundo divulgado, a estratégia da atual administração foi de realizar investimentos que se pagam com o tempo, reduzindo custos operacionais.
“A grande maioria dos investimentos que nós fizemos, captamos recursos através do sistema bancário. Foram investimentos que estão nos proporcionando redução de despesas no município. Exemplo é a iluminação de LED. Nós trocamos mais de 6.800 luminárias de vapor de sódio para LED. Reduzimos a conta em mais de 50%. Consequentemente, o recurso que captamos será pago com a redução da despesa. Em 48, 60 meses no máximo, ele amortiza o investimento simplesmente com a redução da conta de luz” explicou o prefeito.
Melhorias na infraestrutura
Segundo o prefeito João Carlos, a pavimentação foi outro alvo de grandes aportes, com mais de R$ 30 milhões investidos em recapeamento asfáltico. O valor foi obtido a partir de recursos próprios, emendas parlamentares e financiamentos.
“Esse trabalho diminui o número de acidentes, reduz a demanda por tapa-buracos e eleva a satisfação da população que utiliza nossas vias. Então o endividamento que eu deixo, comparado com a receita corrente líquida, é igual ao de anos anteriores, um pouquinho maior, porque tivemos investimentos muito significativos, mas está dentro da capacidade de pagamento do município, sem problema algum. Da mesma forma que eu paguei parcelamentos de investimentos de outros prefeitos, paguei também dos meus e deixo alguns. Mas tudo de forma organizada, com equilíbrio fiscal, e isso me deixa muito satisfeito.”, destacou João Carlos.
Futuro político e renovação
Ao falar sobre os próximos passos na sua carreira política, João Carlos comparou Política a nuvem.
“Muitos falam que Política é igual nuvem. Tem hora que ela está aqui, depois a nuvem desapareceu. É claro que o nosso nome vai estar sempre à disposição, mas eu defendo, insisto e vou trabalhar para que novas pessoas participem desse processo, que novas lideranças venham dar sua contribuição. Agora há pouco tive a oportunidade de receber aqui uma mensagem do doutor Marcelo Miranda. Para o Marcelo e outros vereadores que trabalharam comigo durante esses oito anos, eu tenho a maior gratidão. Pessoas que apoiaram o nosso governo, boas lideranças, pessoas que podem continuar, e principalmente jovens, que estão aí na fase de 35, 40 anos, e que podem participar”, disse João Carlos destacando que continuará influenciando a política garcense.
“É claro que eu continuo influenciando, continuo participando da política local. Nós temos 2026, que talvez seja uma oportunidade, mas eu não sei se tenho essa expressão toda para participar de um processo eleitoral para deputado estadual. Eu tenho uma vocação de gestor, talvez não seja um excelente político, mas eu me entrego ao trabalho. E acredito que, através da política, a gente possa transformar a vida das pessoas, melhorar as localidades onde nós vivemos, honrar o cargo que é confiado a nós. Então, tanto em 2026, quanto em 2028, contribuirei, mas não necessariamente tem que ser como candidato. Mas é claro que, se necessário, estarei a postos para defender essa situação com o nosso grupo político”.
Maior realização dos seus mandatos
Questionado sobre qual a sua maior realização, qual seu legado para Garça. João Carlos apontou a área da saúde.
“Eu tive um olhar muito voltado para a saúde. Tenho convicção que mudei o sistema de saúde de Garça, melhorando fluxos, atendimentos. Recuperei, por meio de uma intervenção municipal, o Hospital São Lucas, o único de nossa cidade. Hoje ele conta com 10 leitos de UTI, tomógrafo computadorizado, e uma excelente qualidade nos serviços. Realizamos várias reformas nos postos de saúde, conseguindo AVCB para vários deles. Conseguimos recurso para construir um novo posto na região dos bairros Frei Aurélio, João Zapata e Monte Verde. Sei que a estrutura de saúde as pessoas não desejam usar, mas se precisarem, está lá, pronta para atender”.
Ao encerrar a entrevista o prefeito João Carlos dos Santos, se dirigiu a todos os ouvintes.
“Quero desejar a todos os ouvintes, aos garcenses, um santo Natal com suas famílias, que possamos aproveitar esses momentos tão importantes. Muita saúde a todos e vamos seguir nossa vida em frente”.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.