Fábio Dias
18/12/2024
Garça 

Veja como será o expediente bancário no final de ano

Em feriados nacionais não há expediente bancário e instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público

 

Bancos não terão expediente durante nos dias 25 e 31 de dezembro, assim como 1º de janeiro, informou nesta terça-feira (17) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo transferências TED. Somente o Pix, que funcionará normalmente.

Em feriados nacionais, não há expediente bancário e instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público.

Veja como serão os horários na reta final deste ano:

24 de dezembro – atendimento reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília;
25 de dezembro – não há expediente ou compensação bancária;
26 a 30 de dezembro – atendimento normal ao público;
31 de dezembro – não há expediente ou compensação bancária;
1º de janeiro – não há expediente ou compensação bancária;
2 de janeiro  – atendimento normal ao público.
Contas de consumo, como água, energia e telefone com vencimento nos dias em que não há compensação bancária poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Normalmente tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.  No entanto, é preciso checar para, caso necessário, seja feito o pagamento antecipado, evitando a incidência de juros e multa.

Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, também irão funcionar normalmente nas datas sem expediente.

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). (Foto reprodução da internet)


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