
Comércio varejista vive momento de promoção: ACIG dá dicas para preparar um saldão pós-Natal e Ano Novo
Para a tradicional queima de estoque de início de ano, o comerciante precisa se organizar e ficar atento para não errar na precificação dos produtos
Passado o Natal e o Ano Novo, o comércio em geral se prepara para as liquidações de início de ano, quando é hora de liberar o estoque e abrir espaço para os próximos meses. Mas, conforme alertou a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG é preciso ficar atento e escolher a melhor estratégia para conceder descontos e precificar os produtos durante as promoções. Conhecer os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes são iniciativas fundamentais nessa trajetória.
Fábio Dias preparou algumas dicas para ajudar o comerciante a se organizar durante esse período de queima de estoque e alavancar as vendas.
“Esse é o momento de renovar estoque, de acertar e ver o que pode ser posto em promoção. É o momento de pegar aquele consumidor que deixou para fazer as compras no início do ano, já esperando as promoções. Isso tem virado uma rotina para muitos consumidores e os lojistas precisam se preparar para esse novo cenário”, disse o superintendente Fábio Dias, elencando algumas dicas passadas pelo Sebrae.
- RELAÇÃO DOS PRODUTOS
Separe os itens por categorias, de acordo com as vendas – as que tiveram mais ou menos saída no Natal, maior ou menor rentabilidade. Mas preste atenção: nem sempre os mais vendidos são os rentáveis e vice-versa. Essa análise é essencial para a apuração dos custos.
- QUAL É O SEU PÚBLICO-ALVO
Ao planejar as promoções, defina qual é o seu público-alvo e defina estratégias para chegar até ele. É um passo importante para delimitar gastos com propaganda e marketing, que compõem a precificação dos produtos em promoção.
- APURE OS CUSTOS DOS PRODUTOS
Esse cálculo inclui custo dos insumos, das compras dos produtos para revenda, da mão de obra, dos impostos e gastos operacionais, das comissões etc. A apuração correta desses custos será o ponto de partida para fazer os preços promocionais.
- CAPACIDADE DE DESCONTO
A definição de um percentual de desconto dependerá de quais itens da composição da precificação deverão ser ajustados, sem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.
- AJUSTE AS MARGENS DE LUCRO
Este é o único item dentro da composição de um preço de venda que se trabalha com expectativa. Ou seja, no momento da precificação, o empresário estima um percentual de lucro e ele pode ser variável, enquanto os demais componentes da precificação são repasses obrigatórios para a cobertura de custos e despesas.
- FIQUE DE OLHO NO MERCADO
Deve fazer parte da estratégia dos pequenos negócios conhecer quem são seus concorrentes. Avalie o preço praticado por eles, como fazem promoções e isso dará uma boa noção de como decidir os preços dos seus produtos.
- CRIE PACOTES DE PRODUTOS
Uma forma de facilitar a precificação e aumentar o ticket médio de compras do cliente, além de movimentar o estoque, é trabalhar com mais de um item em um pacote fechado com produtos que se complementam, fazendo a venda conjunta por um preço único. (Foto reprodução internet)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.