
Da série "Recordar é Viver": o aniversário de Waldir Peres
Wanderley Tico Cassolla
O grande goleiro Waldir Peres de Arruda nasceu em Garça, no dia 02 de janeiro de 1951. Se estivesse vivo, Waldir Peres estaria completando 74 anos. Com certeza é a maior revelação do futebol garcense: começou jogando no infantil do Corintinha, em meados de 1963, depois no Paulistinha (juvenil), Serenata (amador), Garça FC (ano de 1969), Ponte Preta, São Paulo (1973 à 1984), dentre outros clube do futebol brasileiro. Pela seleção brasileira, disputou as Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1982. Está num seleto grupo, entre os 15 jogadores na história do futebol brasileiro, que mais defenderam um único time, com 617 jogos. Waldir Peres faleceu no dia 23 de julho de 2017, aos 66 anos. Como sempre fala o nosso amigo e santista Milton Neves: "Com este repertório, é o tipo do jogador que aparece somente de 100 em 100 anos". Ainda mais numa cidade do porte da "Sentinela Planalto". E como eu sempre comento: "Waldir Peres foi uma das pessoas que mais divulgou o nome de Garça, enquanto atleta e depois, também. Que as autoridades constituídas, façam uma homenagem perpetuando o nome dele, tal como outras cidades fazem com seus destaques esportivos. Para ele não cair no Esquecimento Futebol Clube".
Segundo Carlos Alberto Spina, Waldir Peres foi um “Grande Goleiro. Um dos maiores do Brasil. Para mim ele é protagonista da defesa mais bonita que vi no Futebol, em um chute do Baroninho SPFC x SEP, essa é inesquecível”.
“Quando ele estava no auge da seleção, sugeri a um político local que fizesse uma homenagem antes que aquela fase acabasse. O cidadão respondeu que iria propor o título de cidadão. Eu disse que isso ninguém conseguiria tirar do RG dele. O tempo passou e...”, lamentou Zancopé Simões.
“Waldir, jogou no Paulistinha, no Infantil no ano 62 até 64. Um excelente goleiro desde o infantil. Parabéns Waldir! O Céu está repleto de bons goleiros, mas vc foi o melhor, né Sampaulinos!?”, comentou José Carlos Zagati.
Na imagem que ilustra esta matéria, no Tenis Clube de Garça a disputa de pênaltis em prol do também grande goleiro Walter Panteleão, Tico Cassolla e Waldir Peres.
“ Não deu para o Waldir Peres, vencemos fácil, 3 a 1, foi eliminado !!!”, postou Tico Cassolla.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.