Fábio Dias
13/01/2025
Garça 

Recordar é Viver: Uma Garça das antigas


Wanderley Tico Cassolla


Da série "Recordar é Viver": Uma GARÇA das antigas. De nosso amigo Antônio Mônico, recebemos através dos Correios, um bonito cartão de boas festas de ano novo, acompanhado de várias fotos, que registram os primórdios de Garça. Talvez ainda era conhecida por Incas ou Italina? Atualmente o Toninho Mônico, que é filho do pioneiro Miguel Mônico Giaferi, está morando em Bauru. 

Ele é uma verdadeira enciclopédia, sabe muitas coisas da história de Garça. Em sua residência possui um acervo com muitos documentos, fotos originais, jornais da época, revistas, etc., desde a formação da cidade. No auge dos seus 82 anos, o Toninho Mônico vai contando e narrando os fatos com detalhes, em especial das pessoas da época, que dá gosto ouvir. Tudo graças a sua incrível e fértil memória. Conversar com ele, é fazer uma verdadeira viagem no tempo, recordando dos primórdios de Garça. Sem falar que é um apaixonado pelo esporte, é um palmeirense de "quatro costados". Parabéns Toninho Mônico, você tem muitas histórias para contar !!!

 

Repercussão

As crônicas de Tico Cassolla, publicadas nas redes sociais, sempre suscitam vários comentários, recordações e felicitações e, desta vez, trazendo um pouco da história garcense, através de fotos históricas, as reações não foram diferentes. Os comentários e felicitações pelas fotos, foram unânimes em todas as falas. 

“Belas fotos históricas, obrigado Toninho Mônico e parabéns Tico pela divulgação”, disse Geraldo Alves dos Santos.

“Sensacional estas fotos!!”, disse Caique Arantes, sintetizando o pensamento de muitos internautas.

“Simplesmente delicioso ver o relato com fotos de nossa antiga Garça! Passei muito tempo de minha infância na residência do Sr. Miguel Mônico brincando com a neta Susy. Ele era demais para conosco!”, relembrou Rosa Elisa Piola.

“É ....O Sr. Miguel Mônico faz parte da bonita história ,com o Cine São Miguel. A maior tela panorâmica do Estado de São Paulo. Em 1958 Garça foi o maior Centro Exportador de Café ,carregado nós Casquetes do Tá gibão, Canela, Massu, Pernambuquinho,  Paulinho, Gentil, Sr. José, Sr. João e outros SUPERHOMENS meus Parabéns aos grandes heróis” , completou Roberto Braz.

“Que linda história da nossa querida cidade de Garça!! Onde aqui nasci e me criei até hoje, nos dias atuais. Amo Garça cidade querida,  você é um gigante desse meu Brasil “, colocou Delfino Júnior Martins.

“ Excelente. Todo cidadão garcense que tiver fotos antigas devem mandar ao Tico que, naturalmente repassará para o museu. Essas fotos são as mais importantes sobre a implantação da Paulista e da eletricidade aqui. Há muito tempo pedi a CPFL que informasse sobre a chegada da eletricidade em Garça. Como resposta apenas a informação de que não tinha registro algum. Meu avô, Totó Nogueira é que houve um atraso na sua instalação porque a companhia apresentava condições inaceitáveis”, colocou, relembrando também a história, Caio Celso.

“Quantas vezes fui a oficina nos fundos da Cinelândia levar seu pagamento de aposentadoria sempre me dava uns miúdos. Eu trabalhava com o Colombani, que era correspondente do IAPC. Tanto recebia as contribuições previdenciárias quanto pagava aposentados e pensionistas. Bons tempos”, relembrou João Bosco dos Santos.

“Conheço relativamente bem a história da família Mônico , pois nossas famílias tinham um estreito laço de amizade, tanto que meu tio José Inercio Sitta, irmão do meu pai Italino foi casado com a filha do Sr. Miguel, Dircy Mônico, professora por anos em nossas escolas; dessa família tradicional, digna e operante, tive o privilégio de desfrutar do convívio de todos, desde minha adolescência. A história do pioneiro Miguel é muito abrangente, que segundo os registros, veio para Garça à convite do fundador Labieno da Costa Machado para iniciarem a primeira serraria de madeiras e, daí para frente a história é muito longa não sendo possível descrever neste pequeno espaço”, escreveu Italino Sitta, também contando um pouco da história.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.