
Cafés com Indicação Geográfica aproveitam demanda crescente pela bebida
Aumento no consumo mundial abre novas perspectivas para produção em áreas reconhecidas pelo INPI
O cafezinho após a refeição já faz parte da rotina do brasileiro. O país é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2024, o consumo da bebida aumentou 1,11% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
O Brasil, como protagonista nesse cenário, destaca-se por sua capacidade de oferecer uma diversidade de cafés de alta qualidade, reafirmando sua posição de liderança no mercado global do produto.
De acordo com Carmen Sousa, analista do Núcleo de Agronegócios da Unidade de Competitividade do Sebrae, “o consumo cresce de forma resiliente, principalmente pela entrada novos países consumidores, como a China e Índia. Porém, enquanto não tivermos boas safras para suprir a demanda do consumo e reposição dos estoques mundiais, o mercado continuará volátil”.
Em 2024, o Brasil produziu 54,21 milhões de sacas, sendo 40,4% da safra para consumo interno, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O faturamento da indústria de café torrado alcançou R$ 36,82 bilhões. A alteração ocorre devido ao aumento do preço do café na gôndola.
Reforço na qualidade
O Brasil possui 16 regiões de origem de café com Indicações Geográficas (IG). Esse reconhecimento atesta a qualidade do produto cultivado nessas áreas.
Mais do que o reconhecimento pelo local de origem, a certificação garante não apenas uma nova onda de compra de café, mas também atrai turismo e fomenta o comércio de toda uma região.
Indicações Geográficas
As Indicações Geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
O sistema de Indicações Geográficas promove os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada. (Fonte: ASN Agência SEBRAE – foto Marcello Casal Jr)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.