Comunicação ACIG
25/05/2025
Garça ACIG 

25 de Março, Dia da Indústria: Garça – Um polo industrial em expansão

No dia 25 de maio, celebra-se o Dia da Indústria, data que homenageia o setor industrial e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social. Esta data é especialmente significativa para Garça, que se destaca como um polo industrial em expansão, impulsionando a economia local e projetando seu nome para além das fronteiras do estado e até do País.

Garça: Capital da Eletroeletrônica

Conhecida como a "Capital da Eletroeletrônica", Garça abriga diversas empresas de renome nacional e internacional. O município é sede de indústrias como PPA, Garen, RCG, Emplac, Eletroplac e Ipec, que atuam nos segmentos de automatizadores de portas e portões, segurança eletrônica e materiais elétricos. Essas empresas não apenas atendem ao mercado interno, mas também exportam seus produtos para diversos países, contribuindo significativamente para a balança comercial brasileira.

Diversificação Setorial

Além do setor eletroeletrônico, Garça possui uma economia diversificada, com destaque para a indústria alimentícia, química e de tecnologia. Empresas como Massas Paulista, Farinha Deusa, Candy Master, RB Alimentos, Teixeira Pinto, Refrigerantes São José, Henlau, Oleoquímica Brasil, Motriz, Full Time, Systh, Dataplace e Neemo/Linx são exemplos de como a cidade se tornou um centro industrial multifacetado. Essa diversidade fortalece a economia local e amplia as oportunidades de emprego e desenvolvimento regional.

Contribuição para a economia 

O setor industrial brasileiro desempenha um papel crucial na economia do País, representando 20,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e sendo responsável por quase 70% das exportações brasileiras. A indústria também é um dos maiores empregadores do país, com cerca de 10 milhões de trabalhadores. Empresas de Garça, ao se inserirem nesse contexto, não apenas fortalecem a economia local, mas também contribuem para o crescimento econômico nacional.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Francisco Christóforo Júnior, hoje a principal fonte de renda do turismo local sai da indústria, por meio do turismo de negócios. "Mais que o turismo de lazer e ecológico, 70% do turismo de Garça se deve aos negócios gerados pelas indústrias", frisou. O responsável pela pasta reforçou ainda a  importância do setor industrial no desenvolvimento do município. "Uma cidade sem indústrias é uma cidade menos potente. É preciso olhar com carinho para o comércio e para a indústria da cidade que são fontes geradoras de emprego, renda e arrecadação", disse.   

Nesse Dia da Indústria, a ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça parabeniza as indústrias de Garça, que, com seu dinamismo e capacidade de inovação, fomentam a economia local e projetam a cidade no cenário nacional e internacional. “As indústrias de nossa cidade têm um papel muito importante na geração de emprego e renda e por projetarem o município dentro e fora do Estado e do País. Contamos com um distrito industrial forte, diversificado e que se destaca pela tecnologia adotada nas linhas de produção e pela mão de obra qualificada. Como Associação que representa o comércio e a indústria temos muito que agradecer e nos colocamos sempre à disposição para juntos contribuirmos para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, parabenizou o presidente da ACIG, Fábio Raniel.  

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.