Comunicação ACIG
07/05/2025
Garça ACIG 

Congresso internacional discute protagonismo dos pequenos negócios no combate às mudanças climáticas  

 

Na tarde desta quarta-feira (7), foi realizada a abertura oficial do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (CICLOS), no auditório do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O evento que segue até sexta-feira, dia 9, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O CICLOS visa promover uma ampla discussão sobre os desafios e as oportunidades da sustentabilidade empresarial no Brasil, com foco no fortalecimento do empreendedorismo e da inovação. O congresso reúne lideranças, especialistas e representantes de diversas instituições públicas e privadas para debater práticas sustentáveis aplicáveis aos pequenos negócios.

Durante o congresso serão realizados painéis temáticos, palestras e uma exposição dos Polos de Referência do Sebrae, destacando iniciativas que colocam os pequenos negócios como protagonistas no enfrentamento das mudanças climáticas. O evento também antecipa debates estratégicos da COP-30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o debate sobre o meio ambiente precisa necessariamente contar com a participação dos pequenos negócios.

“Sem os pequenos negócios, a transição verde não se completa. Queremos aproveitar a Conferência para ampliar as nossas ações de políticas públicas que permitam dar acesso às soluções ambientais aos pequenos negócios. O Sebrae já lançou o seu posicionamento institucional para a COP 30 e este comportamento será permanente, pois a sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta”, ressaltou.

O Congresso CICLOS representa uma oportunidade significativa para os pequenos negócios se atualizarem sobre práticas sustentáveis e se posicionarem como agentes ativos na transição para uma economia de baixo carbono. A participação de autoridades e especialistas reforça a importância do tema e o compromisso com o desenvolvimento sustentável no Brasil.mt.agenciasebrae.com.br+2Verdade MT+2mt.agenciasebrae.com.br+2


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.