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Vendas no comércio varejista crescem 0,8% em março, segundo pesquisa IBGE
O comércio varejista brasileiro registrou um crescimento de 0,8% em março de 2025, alcançando o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados pelo IBGE. Esse resultado representa a terceira taxa positiva consecutiva, elevando o índice de média móvel trimestral para 0,6%, após um avanço de 0,3% no trimestre encerrado em fevereiro.
Entre os setores que impulsionaram esse crescimento, destacam-se os segmentos de vestuário e perfumaria. O setor de "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria" apresentou uma alta de 1,4% em março, consolidando-se como um dos principais responsáveis pela estabilidade do varejo no mês. Esse desempenho é atribuído ao aumento nas vendas de cosméticos e produtos de higiene pessoal, que compensaram as quedas em outras categorias menos impactantes.
No segmento de vestuário, o grupo "Tecidos, vestuário e calçados" registrou um crescimento de 1,2% em março, destacando-se como um dos principais impulsionadores do avanço do comércio varejista no país. Esse desempenho reflete a recuperação do setor após um período de retração, impulsionado por fatores sazonais e pelo aumento da demanda por produtos de moda e vestuário.
Além disso, o comércio varejista ampliado, que inclui atividades como veículos, motos, partes e peças, e material de construção, registrou um crescimento de 1,9% em março em comparação com o mês anterior. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo setor de veículos e motos, que apresentou uma alta de 1,7%, e pelo setor de material de construção, com um crescimento de 0,6%.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume de vendas no comércio varejista recuou 1,0%, com cinco dos oito setores investigados apresentando queda. No entanto, os setores de "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria" e "Tecidos, vestuário e calçados" apresentaram crescimento de 2,1% e 1,4%, respectivamente, na comparação com março de 2024.
Segundo o tesoureiro da ACIG, Rodrigo Martins, esses dados indicam uma recuperação gradual do comércio varejista. “Alguns segmentos como vestuário e perfumaria, conforme destaca a pesquisa, que têm demonstrado resiliência e capacidade de adaptação às mudanças no comportamento do consumidor. A expectativa é de que, com a aproximação de datas comemorativas e a continuidade da recuperação econômica, o setor mantenha a trajetória de crescimento nos próximos meses, favorecendo o comércio local”.
As vendas para Dia dos Namorados devem impulsionar as vendas. Para valorizar as lojas associadas e atrair os consumidores de Garça e região, a Campanha do Dia dos Namorados da ACIG estará sorteando quatro jantares em restaurantes associados. O sorteio acontece dia 17 de junho, às 10h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Garça.
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