Comunicação ACIG
10/06/2025
Garça 

Ativismo e sustentabilidade: de que maneira o consumidor leva a sério esses critérios na hora da compra?

O interesse dos brasileiros pela sustentabilidade está em alta: quase 90% da população afirma adotar pelo menos cinco práticas sustentáveis no dia a dia, como evitar o desperdício de água e energia, por exemplo. A tendência também impacta os hábitos de consumo, com a maioria dos consumidores priorizando produtos saudáveis, sustentáveis — mesmo que mais caros — e de marcas ambientalmente responsáveis.

Um último estudo realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), feito em parceria com a Shopper Experience, apontou que 95% dos brasileiros perceberam alterações na oferta de produtos devido a fatores climáticos. No último ano, cerca de 70% dos consumidores mudaram seus hábitos e quase 60% dos entrevistados afirmam que passaram a consumir produtos mais saudáveis e pouco mais de 30% buscaram opções mais sustentáveis e fáceis de preparar.

No geral, indústrias e supermercados que trabalham atentas a estas pautas sustentáveis se tornam mais fortes junto ao seu cliente. Outro dado do estudo realizado pela APAS aponta ainda que 46% de quem compra considera o compromisso ambiental das marcas e dos varejistas um fator decisivo na escolha dos produtos. Esse último dado coloca o Brasil como o segundo país em engajamento de consumidores.

Porém, o grande desafio das empresas neste campo é “provar” ou demonstrar aos seus consumidores que realmente adotam ações neste sustentáveis. “É necessário que isso seja feito através de fatos e dados. O consumidor engajado pesquisa mais, e considera essa falta de transparência uma condição fundamental para se afastar da marca, que passa a ser evitada, um fator que deve ser levado muito em conta pelas companhias”, ressalta Reis


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