Comunicação ACIG
17/09/2025
Garça 

Em seis meses Garça registra 146 registros de violência doméstica

Liderando o ranking entre os estados com maior índice de denúncias de violência contra a mulher, São Paulo, de janeiro até julho deste ano, contabilizou 19.066 casos, seguindo dos estados do Rio de Janeiro com 13.022 e Minas Gerais, com 7.624 registros. Os dados são da Central de Atendimento à Mulher, órgão ligado ao Ministério Mulher. No ano já são mais de 86 mil denúncias de violência, o que representa mais cerca de 17 denúncias por hora. Situação que se reflete nos casos registrados em Garça, inclusive com casos sendo denunciados nas últimas semana.

Levantamento feito e divulgado pelo Portal Diário de Garça mostra que em apenas seis meses o município registrou 146 casos de violência doméstica. Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que, apenas no primeiro semestre de 2024, foram registradas 174 ocorrências de violência doméstica e familiar na DDM de Garça, incluindo 6 casos de estupro de vulnerável. No mesmo período de 2025, foram 146 ocorrências registradas, com um aumento preocupante nos casos de estupro de vulnerável, que saltaram para 11 registros.

De acordo com a Central de Atendimento à Mulher, em 47,6% dos casos registrados no Brasil, os suspeitos eram companheiro(as), esposos(as), e namorados(as), atuais ou ex-companheiros. A maior parte das vítimas é heterossexual (57,7%) e negra (44,3%).

 

Entre os principais grupos de violência relatados em contextos de violência doméstica e familiar e relações íntimas de afeto, estão:

Violência física (41,4%)
Psicológica (27,9%)
Sexual (3,6%)
Os dados mostram ainda que o local de trabalho (1.354), casa de familiares (1.236) e estabelecimentos comerciais (1.164) são os locais mais denunciados como cenários de violência. A grande maior parte das denúncias acontece pela própria vítima (56 mil) e por pessoas anônimas (26.251).

Importante destacar que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) é a porta de entrada para vítimas de agressões. Em caso de agressão entre em contato pelo Disque 180 e Disque 100. As ligações podem ser anônimas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.