Micro e pequenas empresas criaram quase a totalidade dos empregos em outubro no Brasil
As micro e pequenas empresas foram responsáveis por praticamente todos os empregos criados em outubro. É o que mostra o levantamento do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Cerca de 83,4 mil pessoas tiveram suas carteiras assinadas pelo segmento – o que representa 98% das contratações. No total, o país gerou 85,1 mil postos no período.
“Os dados das micro e pequenas empresas na contratação de pessoas demonstra que o segmento é o grande motor da economia brasileira, porque gera riquezas, promove a inclusão e leva qualidade de vida para a população”, destacou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
“Mesmo diante de um mercado que não foi feito para eles, são empreendedores e empreendedoras que nunca desistem de seus sonhos e impulsionam o crescimento do país”, aponta Décio Lima.
O levantamento do Sebrae também revela um crescimento no acumulado de empregos. De janeiro a outubro, 1,23 milhão de pessoas foram contratadas com carteira assinada pelas MPE. O número já é superior ao total registrado em 2024, quando 1,22 milhão de registros foram realizados.
Em outubro, o principal gerador de novos postos de trabalho entre as MPEs foi o setor de Serviços, com a contratação de mais de 47 mil pessoas, seguido pelo Comércio, com 25 mil registros, e pelo setor de Construção, com 8,7 mil vagas preenchidas.
GARÇA - Geração de Empregos
Segundo dados do Caged, de janeiro a setembro de 2025, foram registradas 4,2 mil admissões formais e 3,8 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 475 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 731.
Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, Garça é a 6ª cidade que mais que mais cresce na região.
Abertura de Empresas - Até outubro deste ano houve registro de 134 novas empresas em Garça, sendo que 37 atuam pela internet. Neste último mês, 11 novas empresas se instalaram, sendo 3 com atuação pela internet. Este desempenho é menor que o do mês imediatamente anterior (13). No ano de 2024 inteiro, foram registradas 132 empresas.
Geração de Empregos - De janeiro a setembro de 2025, foram registradas 4,2 mil admissões formais e 3,8 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 475 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi de 731.
Os números positivos na contratação de pessoas também foram verificados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou que a taxa de desemprego no país continua caindo. A taxa de desocupação do trimestre móvel encerrado em outubro de 2025 caiu para 5,4%, menor resultado da série histórica desde 2012. Em comparação com o trimestre móvel de maio a julho (5,6%), a taxa recuou 0,2 ponto percentual. Na relação com o trimestre encerrado em outubro de 2024 (6,2%), o indicador caiu 0,8 p.p.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.

