
CHIKUNGUNYA - Garça apresenta uma situação menos crítica em comparativo regional
Até o dia 21 deste mês, a região atendida pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Marília registrou 2.946 casos confirmados de chikungunya, com uma incidência de 468,4 casos por 100 mil habitantes. Foram confirmados cinco óbitos e três mortes estão em investigação. A cidade de Tupã destaca-se com 1.449 casos confirmados, representando 53,7% dos casos do Estado de São Paulo, e cinco mortes confirmadas.
Em contraste, Garça apresenta uma situação menos crítica. Até o momento, o município registrou dois casos confirmados e sete prováveis de chikungunya, com uma incidência de 4,76 casos por 100 mil habitantes. Não há óbitos confirmados pela doença na cidade. Entre os casos confirmados, metade ocorreu em homens com mais de 80 anos e a outra metade em adolescentes do sexo masculino entre 15 e 19 anos.
Embora a situação em Garça não seja tão alarmante quanto em outros municípios da região, as autoridades de saúde mantêm o monitoramento constante e reforçam a importância da colaboração da população na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
Medidas de Combate em Garça
Em Garça, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado estratégias ativas para o controle da chikungunya. Uma das principais ações é a nebulização casa a casa, realizada por agentes comunitários e de endemias. Essa medida visa eliminar mosquitos adultos presentes nas residências e áreas adjacentes, especialmente em bairros com maior incidência de casos.
Além disso, a cidade implementou o projeto "Cidade Limpa", uma parceria entre a Prefeitura e a TV TEM. Essa iniciativa termina nesta sexta-feira (23) e tem como objetivo o recolhimento de materiais inservíveis, como pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A ação é realizada periodicamente em diversos bairros, com datas e locais previamente divulgados para que a população possa colaborar deixando os materiais na calçada para coleta.
Essas medidas, juntamente com a conscientização da população sobre a importância da eliminação de focos do mosquito, são essenciais para prevenir a disseminação da chikungunya e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Garça.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.