
Garça conta com pontos estratégicos para descarte consciente de resíduos eletrônicos e especiais
Pensando no meio ambiente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) de Garça funciona como ponto oficial de coleta de resíduos eletrônicos — como computadores, televisores, celulares, cabos e baterias —, reforçando a política local de destinação adequada desses materiais.
Embora toners não sejam considerados materiais recicláveis pelas definições usuais, a SAMA enfatiza que eles exigem tratamento específico e também devem ser levados à secretaria para o descarte e destinação correta. Lembrando que pilhas e baterias não devem ser descartadas no lixo comum. Para melhor cobertura, foram instalados postos de coleta de pilhas e baterias tanto na SAMA quanto no SAAE, com o objetivo de encaminhar esses resíduos para destinos ambientais corretos.
A Secretaria orienta ainda como proceder com outros tipos de resíduos: pneus devem ser levados ao aterro municipal, enquanto lâmpadas usadas devem ser recolhidas nos locais onde foram compradas. Vale ressaltar que Loja Ilumina também é um ponto de descarte de lâmpadas.
O responsável pela pasta, José Aparecido Soares, reforça a importância de a comunidade fazer uso desses pontos de apoio. “É essencial que cada cidadão contribua com o descarte correto, protegendo o meio ambiente e reduzindo impactos ambientais”, afirmou.
No caso do material reciclável convencional — papelão, garrafas PET, vidro e alumínio —, a coleta é realizada regularmente pela equipe de reciclagem municipal. Soares destaca que a participação ativa da população nesse processo é determinante para o sucesso da política de sustentabilidade local.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.