Fábio Dias
27/12/2013
Garça 

Microcirurgia a laser cura dores crônicas na coluna

Minimamente invasivo, procedimento é feito de maneira rápida, segura e eficiente

    Minimamente invasivo, procedimento é feito de maneira rápida, segura e eficiente, permitindo que as pessoas voltem às atividades cotidianas em poucos dias.

Uma técnica inovadora de cirurgia a laser destinada ao tratamento de dores crônicas na coluna vem surpreendendo pacientes que sofrem deste mal pelo método pouco invasivo e pelo rápido tempo de recuperação. Um dos responsáveis por esta inovação é o Dr. Luis Augusto Rogano, 52 anos, neurocirurgião especialista em procedimentos cirúrgicos voltados especialmente para o tratamento de dores crônicas na coluna.

Em 2012, Dr. Rogano começou a realizar a microcirurgia percutânea de disco a laser, ou seja, cirurgias de coluna com a utilização de raio laser. O procedimento é minimamente invasivo se comparado com o método convencional, já que são necessários apenas pequenos furos de agulhas no paciente, procedimento que não danifica a pele ou músculos.

O procedimento transmite o feixe de laser pela agulha até a área lesada, o que reduz em até 75% o tempo de cirurgia se comparado com os métodos convencionais. Outro diferencial da microcirurgia a laser é o tempo de recuperação dos pacientes, que recebem alta somente 2 dias depois da cirurgia, contra 12 a 15 dias de uma cirurgia convencional.

O Dr. Luis Rogano também é referência no tratamento de atletas, já que a microcirurgia a laser abrevia o tempo de parada e recuperação, período que é um castigo para os atletas. Aficionado por esportes, tendo competindo até no Ironman, competição de triatlo mais famosa do planeta, o Dr. Rogano usa essa experiência e vivência para recuperar atletas em tempo recorde quando o assunto é dores na coluna.

Para a maior eficácia do tratamento, o Dr. Rogano acredita muito no diálogo com seus pacientes a fim de melhorar a vida das pessoas, uma vez que as principais causas para o surgimento de dores crônicas na coluna estão relacionadas ao sobrepeso, sedentarismo, perda de massa muscular, postura incorreta, longa jornada de trabalho sem quebra de rotina e repetição de movimentos.

 

Vantagens da microcirurgia percutânea a laser

- Minimamente invasiva se comparada com o método convencional, já que são necessários apenas pequenos furos de agulhas, evitando cortes na pele e músculos do paciente.

- O tempo total de uma cirurgia a laser é, em média, de 20 minutos, contra 2 horas das cirurgias convencionais.

- Em comparação com a cirurgia convencional, a microcirurgia a laser tem inúmeras vantagens, como: período de repouso pós-operatório de 1 dia contra 7 dias; retorno as atividades profissionais após 2 dias, contra 1 mês da convencional; internação de 3 horas, contra 2 a 3 dias do método convencional; tempo de cirurgia de 20 minutos, contra 2 horas; cirurgia realizada sob sedação leve, contra anestesia geral da convencional.

 

Sobre Dr. Luis Rogano

 

Luis Augusto Carvalho Rogano, 51 anos, é médico especializado em neurocirurgias. Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), em 1985, especializou-se em neurocirurgia na Escola Paulista de Medicina. Já foi triatleta, lutador de judô e kung-fu. Já trabalhou nos principais hospitais de São Paulo, entre eles o Hospital das Clínicas – Clínica da Dor – e também na Universidade de San Francisco, na Califónia (EUA). Fez Mestrado e Doutorado em Dor na UNIFESP e já ministrou palestras em grandes congressos no Brasil e no mundo, entre eles o Congresso Mundial de Patologias Medulares. Pai de 4 filhos, dedica-se a tratar dores crônicas, principalmente na coluna, com um método inovador de microcirurgia a laser do qual é o precursor no Brasil, a técnica de radiofrequência percutânea facetaria. Busca devolver qualidade de vida e saúde às pessoas que sofrem de dores crônicas, de uma maneira próxima, humana e solidária.

Por: Ralcoh Comunicação (www.ralcoh.com.br)

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.