Username: Letterio doesn't exist or feufield is not set
30/12/2013
Garça 

Novidades na saúde "Saúde não é mercadoria, mas cuida de gente" (Min. Alexandre Padilha)

Foi no dia 20.12.2013. Local do evento: Salão Nobre do Hotel Alves

    Foi no dia 20.12.2013. Local do evento: Salão Nobre do Hotel Alves, em Marília/SP. Era pelo meio dia. Objetivo do Encontro político: assinaturas de convênios com o governo federal para a área de Saúde dos municípios de Marília e Região. Salão apinhado de gente das mais diversas cidades desta parte do Estado (Centro-Oeste), incluindo Garça, ansiosos no aguardo do Ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff, Alexandre Padilha, trazendo com sua pessoa novidades alvissareiras para todos.

Estavam lá Prefeitos, Secretários da Saúde, Diretores de Santas Casas, também de Garça, e da Divisão Regional de Saúde, Conselheiros Municipais de Saúde, Vereadores, entre os quais o nosso Vanderlei Ferreira, e Representantes de categoria de Marília e de cidades da Região. Além, é claro, de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) que, como nós quatro do Diretório Municipal de Garça (Vanderlei Ferreira, Marli Batista, Flávio Cordeiro e eu), viemos ouvir novidades do atual Ministro da Saúde e, se o povo assim quiser em outubro de 2014, futuro governador de São Paulo – Alexandre Padilha.

Não tratarei nesta crônica evidentemente dos pronunciamentos do Secretário Municipal de Saúde de Marília sobre a importância do programa Mais Médicos que vai mexer na formação e intervir no currículo das Faculdades de Medicina; do Presidente da Câmara de Marília em apoio às Santas Casas; do Deputado Federal Abelardo Camarinha propondo mais verba para a Saúde (10% do PIB); nem do Prefeito Municipal de Marília, Vinícius Camarinha, confessando estar com 17 obras em parceria com o Ministério da Saúde. Não. Sintetizarei apenas as novidades na Saúde verbalizadas por Alexandre Padilha diante dos representantes, oficiais ou não, dos diferentes municípios da região.

Iniciou o Ministro Padilha sua alocução afirmando sentir-se feliz ali por estar ao lado de quem gosta, do povo do Interior. Lembrou encontros havidos com os Prefeitos e em seguida com os Secretários de Saúde em Brasília, tendo a ousadia de dizer que “o Partido político é muito importante para a democracia no País, e sem ele não haveria o Sistema Único de Saúde (SUS)”. No ato, sempre segundo Padilha, valorizava a região com 20 milhões e 600 mil reais para a Rede Cegonha. Havia recursos para reforma de cada UBS - Unidade Básica de Saúde (e eu recordava os Postos de Garça com suas atuais reformas). Nenhum município, disse ainda o Ministro, pode sozinho oferecer todos os programas (especialidades como Neurocirurgia em cada Prefeitura), porque hoje a população corre atrás do que é melhor. Desde 2011 o Ministério vem colocando recursos para a Região de Marília (neonatal, UTI materna).

É a Rede Cegonha regional, num esforço de humanizar sempre mais o pré-natal. Criou-se a Ouvidoria da Rede Cegonha, através da qual se liga diretamente à gestante para se saber do atendimento recebido, visando humanizar cada vez mais o atendimento no Hospital, e premiando-se os melhores.

A partir daí, o Ministro Alexandre Padilha, da Saúde, muito didaticamente foi tratando das marcas da Saúde, cuja primeira é a parceria regional, como se viu acima. A segunda marca é fortalecer a parceria com as Santas Casas, refletindo que antes da implantação do SUS (em 1988 com a nova Constituição) eram elas que cuidavam de todos. O que não deixa de ser um reconhecimento da importância das Santas Casas em nossas cidades. Tomou-se a iniciativa de atualizar a Tabela SUS, embora reconhecendo ser um modelo defasado, como se fosse supermercado. Saúde, porém, não é mercadoria, pois cuida de gente. O modelo novo proposto – o de contrato ou, em termos técnicos, Incentivo de Adesão à Contratualização – supõe que o paciente entre e saia com o problema superado ou resolvido. Outro passo a superar: quando assina o contrato, a Santa Casa tem moratória. Como? Trocando a dívida com atendimento à população.

Mas há outros programas à disposição no ministério da Saúde: UPAs 24 horas, com portaria autorizando as iniciadas que ainda estão em construção. O Programa Mais Médicos, trazendo, por exemplo, mais médicos para o Vale do Ribeira, agora com um médico em cada município, resolvendo grave problema. E ainda citou São Paulo, o Estado mais rico, e o que mais pediu Mais Médicos. E concluiu com satisfação que o Mais Médicos vai provocar não apenas mais médicos, mas vai ampliar Escolas de Medicina até nas áreas rurais. Depois acaba formando mais especialistas: pediatras, ortopedistas, cerca de 24 novas modalidades de especialistas. Melhor de tudo no Programa Mais Médicos: provoca o debate. Debate sobre o exercício da Medicina. É necessário expor o profissional médico a conhecer outras realidades, como os lugares longínquos do Pará, ou das periferias das grandes cidades. É ainda preciso moralizar o cumprimento da carga horária de trabalho dos médicos.

Finalizou Alexandre Padilha essa reunião política de Marília com uma expressão dita por ele no Encontro com os Secretários Municipais de Saúde em Brasília: Vocês não estão sós! O Ministério da Saúde está à disposição com todos esses programas, com todo o dinheiro necessário para resolver o município todos os problemas de Saúde. Com bom humor encerrou o Ministro Padilha seu encontro dizendo ter trazido nesses dias próximos ao Natal o presente que a população da Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo merece.

Eis as boas novidades na área da Saúde oferecidas pelo governo da Presidente Dilma Rousseff à nossa região neste fim de ano, e trazidas pelo Ministro Padilha no dia 20.12.2013 aos mais diversos representantes dos municípios, inclusive Garça. Os quatro garcenses, membros do Diretório Municipal do PT/Garça, registramos nossa participação com fotos, enviadas pelo facebook aos amigos em tempo real, e deixamos o recinto convencidos de que o PT desenvolve um projeto nacional respeitável, de que precisa fazer parte o Estado de São Paulo.

LETTERIO SANTORO – 25.12.2013

Membro da APEG, e autor, entre outras, das coletâneas de poemas TRAVESSIA, à disposição nas Bibliotecas Municipal e do Centro de Referência da Educação.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.