Username: Tico doesn't exist or feufield is not set
13/12/2013
Garça 

Zequinha: O volante do Induscomio

Nas últimas edições a coluna "Túnel do Tempo", que recorda os fatos marcantes em nossa cidade há 40 anos

       Nas últimas edições a coluna “Túnel do Tempo”, que recorda os fatos marcantes em nossa cidade há 40 anos, vem comentando sobre o quadrangular final do campeonato amador do ano de 1973, então promovido pela CCE – Comissão Central de Esportes. Quatro times brigando “com unhas e dentes” pelo título: Serenata, Induscomio, Araceli e Ipiranga. O Serenata, como sempre, era apontado como o franco favorito. Só que o Induscomio, provando que o futebol se decide dentro das quatro linhas, estava com uma equipe bem montada, e faturou o bi-campeonato, repetindo o feito de 72.

Assim noticiava a Comarca: “na tarde de 9 de dezembro, no Estádio Municipal Frederico Platzeck, o Induscomio sagrava-se bicampeão amador garcense ao empatar com o Araceli, em jogo que terminou sem a abertura de contagem. Tendo a seu favor o empate para garantir o título, o Induscomio preferiu atrair o adversário para o seu campo e partir em contra-ataques, explorando a velocidade dos seus atacantes Sarará e Béia. O expediente deu certo até o segundo tempo, quando o Araceli partiu para o ataque e acabou acertando o travessão do arco defendido por Cabrini. Num outro lance, o zagueiro Corinho rebateu uma bola quase em cima da risca fatal. Apesar das boas ações ofensivas do Araceli, a equipe do Induscomio soube segurar o resultado que lhe deu o título de campeão garcense, pela segunda vez.
Jogou o Induscomio com Cabrini; Bosco, Corinho, Robson e Washington; Reinaldo Portellinha e Zéquinha (Chiquinho Ramalho);  Béia Galvão, Vado, Sarará (Tonhá) e Peba. E o Araceli com Igurê; Roberto, Sérgio, Celsão Travensolo e Joãozinho; Berto Nico (Buião) e Spigolon;  Heitor Tiarim (Duquinha), Gininho, Viola e Cidão (Gilmar).  Walter “Palmital” Bosquê Garcia foi o árbitro auxiliado por José de Oliveira e Ranulfo José da Silva. Veja no “Túnel do Tempo” a seleção do campeonato.
No jogo preliminar, entre Serenata e Ipiranga, pela decisão do terceiro lugar, ocorreu outro empate: 2 a 2. O Serenata por apresentar melhor saldo de gols ficou com a terceira colocação do certame citadino. Jogou o Serenata com Osni;  Picova, Dadi, Goiano e Zé Walter; Rola e Tonho; Natal, Plínio Dias, Zé Lúcio e Osvaldinho. E o Ipiranga com Roberto: Polaco (Bonfim), Zé Bituca, Brógio (Admir) e Bertinho; Alcir e Nozinho;  Fabron, Carlinhos Tocilo, Tico e Hélião. Os gols do Serenata foram assinalados por Bertinho (contra) e Natal. Carlinhos Tocilo e Fabron marcaram para o Ipiranga. Sérgio de Stefani foi o juiz auxiliado por Geraldo Sobrinho e Ranulfo José da Silva”.

Recordamos uma das formações do glorioso e vencedor Induscomio. Em pé da esquerda para direita: Luizinho Conessa (dirigente), João Bosco, Tim, Béia, Zago, Corinho, Sarará, Paulão, Gerson Caparroz (dirigente) e Jaime Nogueira Miranda (interventor federal em Garça). Agachados: Zéquinha, Israel “Corinho”,  Vado, Reinaldo Portellinha, Péba, Fontes e Washington.

Na outra foto veja como está o meio campista Ademir Alves de Lima, o Zéquinha, ainda com pinta de boleiro. Foi um dos trunfos do Induscomio e batia um bolão de volante “cabeça de área”. Marcou época nos anos 70, defendendo também o Internacional e o  Ipiranga.  Achamos o Zequinha em Araras, onde possui uma barraca de lanches, famosa naquela cidade. Zequinha herdou os dotes culinários do pai, o sempre lembrado “seo” Belmiro, com seu carrinho vendendo manjar, pipoca, amendoim e algodão doce.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.