Username: Tico doesn't exist or feufield is not set
29/03/2018
Garça 

O dia que Waldir Peres parou a Alemanha

As seleções do Brasil e Alemanha se enfrentaram na última terça feira, na cidade de Berlim, e deu vitória brasileira pelo placar de 1 a 0, gol do ex-palmeirense Gabriel Jesus. Os comandados do técnico Tite, estão jogando o fino da bola, com grande chance de conquistar a Copa da Rússia, que começa no próximo mês de junho. Este foi o 27º jogo entre as duas seleções, contando-se jogos oficiais e amistosos. São inegavelmente duas potencias, que no total somam 9 títulos mundiais. O placar do confronto aponta 14 vitórias dos brasileiros, seis dos alemães e sete empates.

                        As seleções do Brasil e Alemanha se enfrentaram na última terça feira, na cidade de Berlim, e deu vitória brasileira pelo placar de 1 a 0, gol do ex-palmeirense Gabriel Jesus. Os comandados do técnico Tite, estão jogando o fino da bola, com grande chance de conquistar a Copa da Rússia, que começa no próximo mês de junho.

Este foi o 27º jogo entre as duas seleções, contando-se jogos oficiais e amistosos. São inegavelmente duas potencias, que no total somam 9 títulos mundiais. O placar do confronto aponta 14 vitórias dos brasileiros, seis dos alemães e sete empates.

Em Copas do Mundo, o 7 a 1 do Mineirão foi o segundo duelo entre Brasil e Alemanha, o primeiro foi o que decidiu o Mundial de 2002, vencido pelos brasileiros por 2 a 0. Ao longo dos anos outros jogos marcaram e entraram para a história. Mais um em especial para os brasileiros, e principalmente para nós garcense, por envolver o nosso conterrâneo Waldir Peres, o goleiro que começou a jogar no Corintinha, do Luiz Conessa, foi para o Garça, e depois conquistou o mundo.

No dia 19 de maio de 1.981, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 1. Era um amistoso, e aos 35 minutos do segundo tempo, o zagueiro Luisinho cortou um cruzamento de Rummenigge com a mão. O árbitro inglês Clive White marcou o pênalti, um pouco que duvidoso. Paul Breitner, então considerado o melhor cobrador do mundo, até porque nunca tinha perdido uma penalidade em sua carreira até ali, partiu para a cobrança. Chutou a bola forte no canto esquerdo, mas Waldir defendeu. O árbitro anulou a defesa, alegando que o goleiro se adiantara. Breitner chutou novamente, desta vez no outro canto, e Waldir defendeu mais uma vez. O Neckarstadion em silêncio. O vídeo deste lance pode ser vistso nas redes sociais, vibrante narração de Luciano do Vale.

A Seleção Brasileira, do técnico Telê Santana, foi a campo com os seguintes jogadores e seus respectivos clubes: Valdir Peres (São Paulo- SP); Edevaldo (Fluminense- RJ), Oscar (São Paulo-SP), Luizinho (Atlético- MG) e Júnior (Flamengo- RJ); Toninho Cerezo (Atlético-MG), Sócrates (Corinthians- SP), Zico (Flamengo- RJ depois Vítor, também do Fla); Paulo Isidoro (Atlético-MG), César (Vasco- RJ depois Renato do São Paulo- SP) e Eder (Atlético-MG). Os gols brasileiros foram de Toninho Cerezo e Júnior. Para a Alemanha descontou Fischer.

Recordamos a foto histórica, a primeira da carreira do Waldir Peres no Corintinha de Garça, no ano de 1.965. Em pé, da esquerda para direita: Arcenio, Otacílio, Waldir Peres, José Carlos, Joãozinho e Luiz Conessa (presidente). Agachados: João, Romildo, Valdo, Celsinho e Cirso Luporini.

Na foto de Rodolpho Machado, o goleiro Waldir envergando a camisa da Seleção Brasileira, onde disputou 30 partidas, com 25 vitórias, quatro empates, uma derrota e 20 gols sofridos e dois pênaltis defendidos.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.