Lucas Dias
13/07/2018
Garça 

Prefeitura oferece capacitação para merendeiras

A Secretaria Municipal de Educação aproveitou as férias escolas para capacitar todas as merendeiras que trabalham nas escolas públicas e nas instituições conveniadas de Garça.

A Secretaria Municipal de Educação aproveitou as férias escolas para capacitar todas as merendeiras que trabalham nas escolas públicas e nas instituições conveniadas de Garça. Ao todo 70 merendeiras foram chamadas para aperfeiçoar as técnicas de manipulação e higienização dos alimentos. O objetivo é garantir a segurança nutricional dos alunos e a qualidade sanitária dos alimentos.

Segundo o divulgado, as merendeiras foram divididas em duas turmas para melhor aproveitamento das informações recebidas. As aulas teóricas e práticas foram realizadas na quarta-feira, dia 11, na EMEF Profª Maria do Carmo Pompeu Castro, no Bairro Labienópolis e ministradas pela Profª Dra. Cláudia Dorta, que é microbiologista e também pela Profª Dra. Juliana Audi, engenheira agrônoma. Ambas da Fatec de Marília e conhecedoras das doenças transmitidas pelos alimentos e pelos agrotóxicos.

Segundo Célia dos Santos Gonçalves, nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura, a capacitação alerta sobre os problemas de saúde relacionados à má higienização e manipulação dos alimentos, bem como a higiene e saúde dos manipuladores. “As merendeiras passam por treinamentos anuais. Neste, trabalhamos a higienização e manipulação dos alimentos e foi importante para reforçar as boas práticas na cozinha, a manipulação e a refrigeração dos alimentos, o descongelamento, o preparo, a temperatura, a higiene dos alimentos e a higiene pessoal das manipuladoras”. 

Nas aulas práticas, realizadas na cozinha da escola, as professoras mostraram como fazer a higienização correta, tanto para remoção do excesso de agrotóxico, como também dos microrganismos potenciais causadores de doenças.

“Existem as doenças alimentares que não são causadas apenas por microrganismos, como as bactérias. Cada vez mais se constata os vários tipos de doenças originadas em função da ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos. Já existe uma pesquisa publicada nos EUA, em que a utilização de bicarbonato de sódio, uma colher para cada litro de água na higienização dos vegetais, por 15 minutos, remove até 90% dos agrotóxicos superficiais presentes nesses alimentos”, explicou a microbiologista.

Já a engenheira agrônoma Juliana Audi Giannoni falou sobre a importância de sempre falar sobre as boas práticas alimentares. “Todos nós sofremos impacto grande sempre que revemos casos de intoxicações, porque a manipulação dos alimentos tem que ser muito bem feita e respeitar a temperatura de conservação, de aquecimento. É muito importante a conscientização desse grupo, para que haja um tratamento correto na manipulação dos alimentos e para oferecer sempre qualidade para as nossas crianças”.  

Para a merendeira Patrícia Cristina Donato, capacitações são sempre bem vindas. “Todo treinamento nos ajuda a termos mais consciência na hora de preparar os alimentos. Temos que prepará-los como se estivéssemos fazendo para os nossos filhos, sempre com muito cuidado e higiene”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.