Lucas Dias
27/08/2018
Garça 

Sessão Solene comemora Dia do Soldado e presta homenagem ao sargento Robert Trovão

No último sábado, dia 25 de agosto, foi comemorado o Dia do Soldado, em homenagem a data a Câmara Municipal de Garça realizou na quinta-feira, dia 23, Sessão Solene ao Dia do Soldado e também homenageando o Chefe da Instrução do TG 02-014, sargento Robert Trovão.

No último sábado, dia 25 de agosto, foi comemorado o Dia do Soldado, em homenagem a data a Câmara Municipal de Garça realizou na quinta-feira, dia 23, Sessão Solene ao Dia do Soldado e também homenageando o Chefe da Instrução do TG 02-014, sargento Robert Trovão.

O evento contou com a presença de vários atiradores do ano de 2018, além de autoridades civis e militares, secretários municipais, o prefeito João Carlos dos Santos, e alguns vereadores (Marcão do Basquete (PROS), Wagner Luiz Ferreira (PSDB), Rafael Frabetti (DEM), Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB), Janete Conessa (DEM), Deyse Serapião (PODEMOS).

O vereador Bacana presidiu a mesa que foi composta pelo prefeito João Carlos dos Santos, pelo homenageado – sargento Robert Trovão, por Enéas Carvalho – representando o Rotary Club de Garça, João Francisco Galhardo – representando a Associação Comercial e Industrial de Garça.

Já na apresentação dos hinos Nacional e de Garça, foi fácil perceber a emoção do evento. Jovens atiradores cantaram com força, determinação e respeito. O som grave ecoou pelo local.   

Rafael Frabetti foi o orador oficial e trouxe um pouco da história do sargento, falando sobre o trabalho por ele realizado.

“É uma honra ter você aqui na cidade. Estamos homenageando o Dia do Soldado. Vocês aqui presentes representam homens que integram nossa força e defendem nossa Pátria. Agradeço ao Trovão pela prestatividade que tem com Garça, sempre solicito. Agradecemos o que tem feito para nossa cidade”, falou o vereador.

Rafael comentou sobre o Projeto Atirador Mirim que, segundo ele, incentiva as crianças a seguirem os passos que o sargento segue.

“Obrigado pelos serviços prestados”, finalizou ele.

Para Enéas não é fácil falar de alguém que convive, mas o rotariano lembrou o slogan do Rotary e o quanto o mesmo se encaixa em tudo que o sargento faz.

“O slogan esse ano é “Seja Inspiração” e sargento a inspiração é você. O que você vem fazendo, o trabalho realizado”, falou Enéas.

O esportista-rotariano lembrou, entre as ações do sargento Trovão, o convite para que ex-atiradores participem do Desfile de Sete de Setembro.

“São 186 eternos atiradores que estaremos desfilando. Você só conseguiu isso porque tem uma liderança, e uma liderança positiva”, finalizou ele.

 


“Ainda bem que não consegui não fazer o Tiro de Guerra”


Ao ocupar a tribuna Galhardo falou sobre as tentativas feitas para que não prestasse o Tiro de Guerra. Recém ingresso numa faculdade, achou que atrapalharia os estudos e sua vida social.

“Ainda bem que não consegui. Não teve jeito de forma alguma e acabei tendo que prestar o Tiro. Fiquei em segundo lugar na prova de tiro e recebi Diploma de Honra ao Mérito por nunca ter faltado e chegado atrasado. Isso eu devo à minha mãe. Podia estar chovendo ou fazendo frio, ela fazia levantar e ir. Agradeço. Aprendi muito naquele período”, falou Galhardo, apontando que houve um crescimento enquanto pessoa, ao prestar o Tiro de Guerra.

O presidente da Acig falou sobre o projeto Atirador Mirim, do qual a associação foi parceira.

“Quando fomos procurados pelo prefeito que nos falou do projeto, tínhamos que levar para a diretoria, mas era algo diferente do trabalho que a Acig realiza. Ainda assim nos tornamos parceiros e pudemos oferecer o fardamento para os atiradores. É um privilégio estar à frente da Acig e poder conhecer pessoas como o senhor e projetos sérios e importantes para a cidade. Parabenizo pelo Dia do Soldado e agradeço por tudo que está fazendo pela formação de caráter dessas crianças. Certamente vamos agradecer lá na frente”, falou ele.

 


“Recém chegado e mostrando a que veio”


Para o prefeito João Carlos, que é o diretor do Tiro de Guerra, o sargento, recém chegado na cidade foi mostrando a que veio.

Ele, segundo o prefeito, com muito empenho, está conseguindo colocar o exército para fora dos alambrados do Tiro d Guerra.

“Sei da importância quando veio trazer o Projeto Atirador Mirim. Muita coisa está conseguindo fora dos muros e alambrados do Tiro de Guerra e está influenciando toda a comunidade. Fica aqui a gratidão pelo trabalho e jeito simples que conduz as coisas, mas com efetividade. Muito obrigado. Você fez até que a Acig se voltasse para outros projetos”, disse o prefeito.

O vereador Marcão comparou o trabalho de Trovão e sua relação com a cidade, com os atiradores e com a Administração, com a perfeição.

“Parece que o sargento Robert Trovão está em Garça há anos. Está em ações positivos no Tiro de Guerra que nos orgulha. O sargento está sempre disposto a participar de todas as iniciativas. Isso rende felicidade para a gente”, falou o vereador.

Ao falar sobre o projeto Atirador Mirim, Marcão colocou que o mesmo foi um abre alas que vai marcar a cidade eternamente.

Para o edil, Trovão é um homem de muita visão para ir atrás dessas visões.

“Me sinto orgulhoso de ser você que está orientado o futuro de nossa cidade que são esses atiradores presentes. Nesse casamento perfeito quem tem a ganhar é a nossa Sentinela do Planalto”, finalizou ele.

Ao se pronunciar Wagner Luiz Ferreira, afirmou ter a certeza de que sargento Trovão é uma ferramenta nas mãos de Deus para Garça.

 


“Importante ver a participação do Exército Brasileiro “


Para Bacana é importante ver a participação do Exército Brasileiro, não só em Garça mas em toda nação.

“O que eu vejo, na realidade de nosso país, com tanta violência, o exército, os pais, o que a gente vê é a falta que o Exército faz quando ele comandava a nação. O Exército muitas vezes fica esquecido. Muitas vezes só lembramos na hora do Hino Nacional. Parabéns pela formação de base para essas crianças. Formação de caráter para o futuro”, disse ele.

Janete lembrou a beleza da Plenária com a presença dos atiradores, que a pintou de verde.

“Vocês são pessoas especiais. O sargento foi muito homenageado e merece muito mais, mas eu quero fazer destaque junto desse projeto do Atirador Mirim que o senhor executa, quero falar sobre a Maria Eduarda que aqui está e pretende seguir carreira”, falou a vereadora apontando a menina que faz parte do projeto Atirador Mirim e que estava na sessão, devidamente fardada, e acompanhada dos pais.

 

“Quem faz tudo funcionar são os soldados”, disse o sargento


Ao fazer uso da palavra Robert Trovão agradeceu a todos, o apoio que recebe da administração nas pessoas do prefeito João Carlos, do secretário Cássio Adonis e outros funcionários.

Segundo ele, Cássio Adonis resolve 90% dos problemas apresentados.

Ao falar de sua história ele citou datas que considera importante e entre elas, os momentos em que fez cursos que lhe abriram as portas para os serviço militar.

“Eu como militar, mantemos nosso alto comando, mas quem faz funcionar são esses caras (soldados). Aqui os meus soltados são os atiradores, e não vejo diferença. Para eles a reverência. Quem faz funcionar tudo são esses caras”, disse o Chefe da Instrução.

Trovão explicou que ao chegar realizou curdo de monitores pois a preocupação é formar homens, líderes e se agora morrer no combate, morre tranquilo, pois sabe que os que ficam sabem comandar. Ele quis tirar uma dependência de que tudo ficava sob a responsabilidade e comando do Chefe da Instrução. Ele agora coordena, mas todos são capazes de realizar com efetividade o trabalho.

“Todos os dias é dia de aprendizado. Tive prazer em combater em outros países. Se procuramos o que fazer encontraremos sempre. O bandido vai no ponto fraco, na falta de estrutura familiar. Este ano entrevistei 300 jovens, dos quais terei que escolher 50 que farão o Tiro no ano que vem. Hoje estamos com 45, pois cinco morreram no combate. Fico triste quando tenho que desligar um atirador. Sei que o que falta não é em mim, e sim nos pais. Esses caras eu bato (apontando para os atiradores e explicando que bate com a verdade, com o falar cara a cara, com o enfrentamento) e fico muito triste, fico mal, quando perco um soldado”, falou ele, comentando que na verdade quem comanda o Atirador Mirim são os atiradores.

Trovão disse que tudo é passado para o diretor (prefeito municipal) para que o mesmo não seja pego desprevenido em caso de problemas.

“São esses caras que conduzem o Atirador Mirim, eu só coordeno. Tenho que agradecer como pai de família e como militar. Cheguei para somar e tenho que me adequar a forma de trabalho. Sou reflexo deles. Meu maior orgulho é o Atirador Mirim. Esses caras (sempre se referindo aos atiradores) são exemplos para os menores”, falou Trovão.

 

Valorização

De acordo com o sargento Trovão, quando esteve nos EUA percebeu a valorização e o respeito aos pracinhas. Esse respeito, que ele demonstra pelos atiradores (os caras), ele estendeu aos ex atiradores que no próximo dia 7 estarão participando do Desfile Cívico em Garça.

“Nós estamos com ex atiradores e temo uma banda formada por cidadãos garcenses, ex atiradores. Temos um formado em 1962, que me disse estar parecendo um garoto de 19 anos. Isso para mim é a maior medalha. Obrigado pela homenagem. O Exército vive disso. No Haiti, as mulheres nos diziam que quando nos viam nas ruas ficavam felizes pois sabiam que não seriam estupradas. Isso é reconfortante. Estou muito feliz e emocionado”, falou ele.

Mais uma vez, antes de encerrar suas palavras, sargento Trovão se volta para os atiradores.

“Os senhores são minha inspiração. Todos os dias acordo feliz porque sei que tenho46 filhos para cuidar. A gente que esta mostrando que nosso Brasil tem jeito”, finalizou ele.

 

 

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.