Lucas Dias
19/11/2018
Garça 

Sessão homenageia Angela Maria Tucilo com Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares”

Amanhã, dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara |Municipal de Garça realiza uma Sessão Extraordinária de Caráter Solene, a partir das 20 horas, para a entrega da “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares” a Ângela Maria Tucilo.

Amanhã, dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara |Municipal de Garça realiza uma Sessão Extraordinária de Caráter Solene, a partir das 20 horas, para a entrega da “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares” a Ângela Maria Tucilo.

A “Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares” foi criada em 2011, consolidando o “Dia da Consciência Negra”, dando ênfase na luta por ideais grandiosos como igualdade e justiça social, sendo o Quilombo dos Palmares um dos principais símbolos da resistência negra na época da escravidão.

O nome de Ângela Maria Tucilo foi indicado pelo vereador Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB) por se enquadrar nos critérios para recebimento deste título, mostrando-se merecedora de recebe-la em Sessão Solene.

A indicação de Ângela Maria Tucilo, se deve, segundo o vereador, aos relevantes trabalhos no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito, na defesa dos Princípios Fundamentais da Constituição da República Federativa do Brasil e na promoção da vida.

Na apresentação do projeto o vereador coloca que, “temos que ter consciência de que para Zumbi, o mais importante não era ser livre, mas libertar todos os negros ainda escravos. Somos sabedores que o negro é o elemento que maior contribuição trouxe à formação da cultura brasileira, com manifestações como samba, candomblé, carnaval, gastronomia, crenças e hábitos, além de ser importante mudar a imagem social do negro no país, desatrelando a cultura negra do preconceito”.

Bacana cita ainda que hoje quase metade da população do país é negra, mestiça ou parda, sendo que no Estado de São Paulo tem um considerável índice de população negra no Brasil.

“Em nosso município já temos uma legislação que comemora o dia 20 de novembro, porém, cora este Decreto Legislativo, se fará mais justiça a pessoas abnegadas que lutam até hoje por este direito, devendo assim em vida, receberem tal Comenda. Diante da justificativa da criação da homenagem, podemos dizer que a senhora Ângela Maria Tucilo se enquadra nos critérios para recebimento deste título, mostrando-se merecedora de recebe-la”, falou ele.

No ano passado foi também o vereador Bacana que indicou o garcense que deveria receber a comenda. Assim, em 2017, foi agraciado o senhor José Reis da Paixão.  

A primeira a receber a comenda foi a Família Serzedelo, em 2012, na pessoa da senhora Umilinda Costa Serzedelo. Em 2013 foi à Família Policarpo, na pessoa da senhora "Maria de Lourdes da Silva Policarpo" (in memoriam). Em 2014 foi o senhor Antônio Aparecido da Silva. Já em 2015 foi Luiz Aparecido Cabral e em 2016 José Roberto Moysés.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.