Fábio Dias
30/04/2024
Garça ACIG 

Comércio garcense estará de portas fechadas amanhã: supermercados precisam ter acordo com Sindicato para funcionar


Amanhã, dia 1.º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho/Trabalhador, o comércio garcense estará de portas fechadas.

Amanhã, dia 1.º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalho/Trabalhador, o comércio garcense estará de portas fechadas. Conforme explicou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias, todos os estabelecimentos ficarão de portas fechadas e os supermercados, que normalmente abrem em domingos e feriados, só poderão fazê-lo, se tiverem acordado com o Sindicato.

“Comércio estará fechado neste dia 1º de maio, quarta-feira. Queremos lembrar que os mercados que não têm acordo com o sindicato, devem se apressar e fazer, pois do contrário também não poderão abrir”, disse Dias, lembrando que a data é um feriado nacional. 

O superintendente salientou que o comércio estará fechado em observância ao feriado e será um momento de recarregar energias, pois com a proximidade do Dia das Mães o movimento se intensifica, além, é claro, das aberturas em horário especial.

“Vamos nos preparando para a virada de mês. Amanhã, dia 1º de maio, quarta-feira, reserva um merecido descanso, com o comércio fechado em observância ao feriado., mas já, na próxima semana, dia 10 de maio, uma sexta-feira, o comércio estará aberto até às 22 horas. Até às 10 horas da noite o comércio garcense ficará de portas abertas, oportunizando aos consumidores de Garça e região, um tempinho a mais para realizar as compras referentes ao Dia das Mães, que será comemorado no dia 12 de maio”, falou Dias.


Dia do trabalhador: 1º de maio


O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é celebrado em vários países do mundo em 1.° de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países.

Esta data comemorativa é dedicada à conquista de todos os trabalhadores durante a história. Por isso, apesar de seu nome completo ser Dia mundial do trabalho, muitas pessoas preferem usar Dia do trabalhador, porque esta é uma forma de homenagear os trabalhadores. O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote a luta pela melhoria das condições de trabalho:

- a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas)

- o aumento de salários

- o descanso semanal e as férias

No Brasil, o Dia do trabalho foi instituído no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral.

Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:

- o aumento de salário;

- a redução da jornada de trabalho;

- a proibição do trabalho infantil;

- a proibição do trabalho feminino à noite.

Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.

Na Era Vargas, foi dado mais um passo em direção a essas melhorias. No dia 1.° de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho.

Em 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.