Lucas Dias
18/01/2019
Garça 

Garça participa de Caminhada Franciscana da Juventude

O Santuário Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Garça esteve presente na 8ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude, realizada de 11 a 13 de janeiro na cidade de Curitibanos em Santa Catarina. No total, os jovens caminharam 62 km durante os três dias do evento, dando uma prova de fé e perseverança.

O Santuário Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Garça esteve presente na 8ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude, realizada de 11 a 13 de janeiro na cidade de Curitibanos em Santa Catarina. No total, os jovens caminharam 62 km durante os três dias do evento, dando uma prova de fé e perseverança.

Segundo o divulgado, a caminhada é um movimento onde jovens franciscanos unem-se para viver o carisma de São Francisco de Assis, além de ser um momento de reflexão, superação, amizade, fraternidade e alegria franciscana,

No evento teve chuva, lama, fé e muita animação. Participaram da Caminhada jovens vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, além dos jovens vindos do Sul de Minas Gerais. Como em edições anteriores, a Caminhada contou com a presença de um grupo de jovens evangélicos, vindos de Lages (SC). Toda esta diversidade trouxe ainda mais riqueza nos momentos de oração e nas partilhas ao longo do trajeto.

No final de semana dos dias 11,12 e 13 de janeiro a cidade de Curitibanos estava com um ar mais jovem, mais de 700 jovens que fazem parte da Província Franciscana da Imaculada Conceição de diversos estados estiveram participando da 8º Caminhada Franciscana da Juventude , foram um total de 62 km que tiveram início no sino da paz, passando pelas comunidades do Xaxim, Tabuleiro , São João do Butiá, Bairro São Luiz , Campo da Roça de Baixo , finalizando então na igreja Matriz Imaculada Conceição.
Segundo o divulgado, nem o cansaço físico, o sol quente , a chuva e a lama tiraram a disposição e a alegria de todos, e era visível o espírito de solidariedade e superação que sempre toma conta dos corações em todas as caminhadas.

Viver as relações com gratuidade e ir ao encontro do próximo. Este foi o pedido do Ministro Provincial, Frei César Külkamp. Durante a missa de encerramento, Frei César conclamou os jovens a viverem plenamente a cultura do encontro em todas as esferas de suas vidas. O tema escolhido para a Caminhada foi: “São Francisco e o Sultão: rompendo fronteiras no diálogo pela paz”, recordando os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão em Damietta.

A abertura ao diferente, a acolhida e a gratuidade foram intensamente vividos nestes dias de experiência.

Segundo Frei Diego Melo que conduziu a reflexão e falou sobre a simplicidade de Deus, a Caminhada Franciscana não pode ser apenas um evento ou uma forma de atividade física, mas que os jovens precisam buscar algo mais.

“É preciso descobrir o tesouro da fé em Deus, a presença e o amor de Jesus. Senão é loucura isso que nós estamos fazendo. Nós, os frades, queremos que vocês amem, não a nós, mas Aquele que nós amamos”, animou.

Ao final Frei César dirigiu-se aos presentes e afirmou que um dos legados da Caminhada é o desafio de ser homens e mulheres do encontro. “Francisco se fez o homem-encontro. Por isso conseguiu tantos frutos bonitos. Podemos dizer que o legado da Caminhada Franciscana seja o pedido para sermos homens e mulheres do encontro. Que possamos, cada vez mais, abraçar as pessoas que passam pelo nosso caminho”, pediu.

Frei César Külkamp avaliou positivamente a 8ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude. “A animação dos jovens contribui muito para nossa evangelização. Dá um colorido renovado para tudo aquilo que somos e fazemos, nos mais diversos campos de evangelização”, afirmou. O Ministro Provincial destacou ainda que este tipo de atividade atinge diversos grupos, inclusive pessoas de outras confissões religiosas, mas que se identificam com o jeito franciscano de ser e estar no mundo.

(Fotos Créditos: Frei Augusto Luiz Gabriel / Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil)

 

 

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.