Lucas Dias
10/01/2019
Garça 

Procon de Garça registra aumento de 5,1% nos atendimentos em 2018

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao ano de 2018. No período, 4.916 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa um aumento de 5,1% em relação ao ano de 2017, quando 4.678 atendimentos foram registrados.

A unidade do Procon de Garça apresentou o balanço de atendimentos do órgão relativo ao ano de 2018. No período, 4.916 demandas foram processadas pelo serviço local. Esse número representa um aumento de 5,1% em relação ao ano de 2017, quando 4.678 atendimentos foram registrados. No comparativo feito apenas entre dezembro 2018 e o mesmo período do ano anterior, houve queda de 16,8%, com 316 atendimentos no ano passado e 380 em 2017.

Segundo os dados divulgados pela assessoria de Comunicação, durante o mês passado, as “simples consultas” somaram 128 demandas. As “simples consultas” são as orientações oferecidas ao consumidor quando ele busca o auxílio do Procon para esclarecer alguma dúvida sobre contratos, compras, entre outros procedimentos. As orientações prestadas pela unidade podem esclarecer a dúvida do consumidor e até mesmo resolver o seu problema. No acumulado de 2018 foram 2.216 atendimentos de “simples consulta”.

Em dezembro, os procedimentos da Nota Fiscal Paulista totalizaram 85 atendimentos. No acumulado do ano foram 1.246. Ainda no mês, foram verificados 32 atendimentos preliminares e 652 ao longo de 2018. Esse tipo de procedimento pode ser realizado através de uma ligação telefônica, quando o Procon intervém junto ao fornecedor para obter a resolução do problema do consumidor, em caso de se tratar de uma relação de consumo. Nesse tipo de atendimento, há o compromisso do fornecedor de resolver a questão.

Também foram registradas 22 emissões de CIPs (Carta de Informações Preliminares) em dezembro e 334 em todo o ano de 2018. Essa carta é enviada ao fornecedor diante da necessidade de que ele se manifeste por escrito sobre algum pleito apresentado pelo consumidor, atendendo ou não a reclamação.

Em dezembro ocorreram seis procedimentos extra Procon (que não tem relação com assuntos sobre defesa do consumidor) e 93 em todo o ano, 26 CIPs finalizadas com acordo e 235 no decorrer de 2018, além de 10 CIPs finalizadas com outras baixas (encerradas, canceladas, consulta concluída) em dezembro e 97 ao longo de todo o ano passado.

Clodoaldo José de Oliveira, agente responsável pelo Procon em Garça, apontou que durante o mês passado, os assuntos financeiros ficaram na liderança dos atendimentos e consultas do órgão, com 64 procedimentos cadastrados. Depois apareceram os serviços essenciais, com 54 demandas, seguidos dos serviços privados, com 30, e dos produtos, com 24 consultas.

 

PROCON

O Procon de Garça iniciou suas operações em 2 de maio de 1996. O órgão tem como objetivo principal elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores, através do recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientação aos consumidores e fornecedores sobre direitos e obrigações nas relações de consumo, fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor, entre outros procedimentos.

O Procon de Garça atende à Rua 15 de Novembro, 110. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h horas. O telefone é 3406-363


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