Lucas Dias
28/02/2019
Garça 

AVCC de Garça e dona Júlia Hori são homenageados na Casa de Leis

Num momento em que o governo paulista instaura a Rede Hebe Camargo e regionaliza os encaminhamentos para pacientes com câncer, a Câmara Municipal de Garça, com pedido do vereador Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB), concedeu um voto de Congratulações e Aplausos à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Garça (AVCC), a pessoa da presidente senhora Júlia Kawasaki Hori.

Num momento em que o governo paulista instaura a Rede Hebe Camargo e regionaliza os encaminhamentos para pacientes com câncer, a Câmara Municipal de Garça, com pedido do vereador Antônio Franco dos Santos Bacana (PSB), concedeu um voto de Congratulações e Aplausos à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Garça (AVCC), a pessoa da presidente senhora Júlia Kawasaki Hori.

O edil lembrou os relevantes trabalhos prestados aos pacientes oncológicos de Garça e, segundo ele, a AVCC é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta assistência, através de trabalho exclusivamente voluntário, às pessoas com câncer nos municípios de Garça, Álvaro de Carvalho, Lupércio e Vera Cruz.

“É um gesto de carinho para uma pessoa que tem um compromisso e sempre fez esse trabalho respeitável aqui na cidade, a Câmara de Vereadores tem que aproveitar a oportunidade e parabenizar pessoas que agregam voluntariamente para a cidade. Um trabalho nobre que a dona Julia faz e, homenageando a dona Júlia a gente estende a todos os voluntários”, falou ele.

Bacana frisou que o trabalho de voluntário atende demanda que Poder Público não consegue atender. O vereador comentou que é um momento importante, visto que todos sabem que a demanda é grande e o Poder Público é insuficiente para atender.

“É uma justa a homenagem, é simples, mas serve como incentivo para que as pessoas continuem fazendo essa causas”, disse ele recebendo os parabéns do vereador Reginaldo Parente, que também falou sobre a obrigação de reconhecer o trabalho de voluntários.

Ao comentar o começo de tudo, Bacana lembrou o empresário Antônio Marangão que foi um dos pilares na construção da sede da AVCC.

“Jamais poderia deixar de comentar um requerimento como esse. Homenageando uma pessoa como Júlia Hori. Agradeço Bacana pela lembrança ao meu pai. A dona Júlia ampliou a sede, com um grupo sendo a maioria de pessoas idosas. Temos que lembrar o apoio do meu pai e o então deputado Pedro Tobias que através do governo do Estado conseguiu quantia significativa para que a sede fosse construída”, falou Patrícia Morato Marangão.

Segundo ela, desde então o crescimento é visível, mas não pode ser esquecida a trajetória trilhada pelas voluntárias. Conforme colocado por Patrícia, dona Júlia atendeu na garagem de sua casa; no piso superior do prédio na Rua Prefeito Salviano, 20, o que era difícil em razão das dificuldades das voluntárias em subir e descer as escadas.

“Foi num momento de transição e não queriam pagar aluguel. Durante o tempo que ficaram lá pude observar a quantia grande de latas de leite, de exames que eram pagos para as pessoas, de alimentação. Dona Júlia e seu corpo de voluntários merece sim, serem sempre lembrados. Dona Júlia não mede esforços, pega seu carro e vai, sozinha para Jaú. Quem poderá substituí-la?”, questionou a edil.

A vereadora lembrou a atual situação, na qual os pacientes estão sendo recusados em Jaú e parabenizou Bacana pelo requerimento.

 

“Temos sempre que ser gratos”, falou Pedro Santos


Para o vereador Pedro Santos que teve uma experiência pessoal com a equipe da AVCC, se existe uma palavra, é gratidão.

“Temos que ser gratos. Sou grato a dona Júlia pelo que ela fez. Tive problema com minha irmã e dona Júlia deu todo suporte, todo auxílio, num momento em que minha família estava desestrutura. Dona Júlia foi nossa muleta por um bom tempo. Ela acompanhou o tratamento e a cirurgia. Minha irmã ficou grávida logo em seguida e ela deu todo suporte e acompanhou o nascimento do meu sobrinho Eduardo. É uma mulher que faz trabalho essencial no município e merece aplausos. O que fez para minha família já fez por milhares de famílias. A visão que muitos têm é a do social, mas quem foi por ela atendido tem a visão de uma mulher forte, de caráter, que nunca mediu esforços para ajudar. Dona Júlia muito obrigado em nome de minha família e de todas as que senhora já ajudou em nosso município”, disse o edil dando um testemunho de sua história.

A vereadora Janete Conessa (DEM) explicou o não atendimento em Jaú. Segundo ela, de acordo com a relação da CROSS, todos os pacientes devem seguir para onde moram e devem ser atendidos.

“Nós de Garça temos que ser atendidos em Marilia. Jaú não atende mais os pacientes de Garça. Enquanto tem paciente em tratamento vão manter. Nós estamos tentando, politicamente, reverter. Em Barretos estão com o mesmo problema. Agora os pacientes vão ser atendidos perto de onde moram”, falou Janete.

“A gente sabe que Marília tem uma ala do hospital, mas não é como Jaú que tem mais médicos e vivenciam somente essa patologia. Devem ter mais instrumentos e tecnologia”, falou Patrícia.

Aproveitando o gancho de que não se pode interferir no agendamento CROSS, Bacana lembrou matéria divulgada, em que o vereador Wagner Luiz Ferreira, ‘conseguiu vagas na UTI’.

“Está claro que é o CROSS é que encaminha e não o vereador como saiu em matéria esses dias ai”, falou ele.

A vereadora Deyse Serapião (PODEMOS) pontuou que foi sua mãe, Neuza Serapião – quando era secretária do Bem Estar – que articulou a emenda com o deputado Pedro Tobias para que fosse construída a sede da AVCC.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.