Fábio Dias
28/03/2019
Garça 

Plantão para revisão eleitoral em Alvinlândia termina amanhã

A Justiça Eleitoral está realizando uma revisão do eleitorado garcense e dos municípios

A Justiça Eleitoral está realizando uma revisão do eleitorado garcense e dos municípios que fazem parte da 47ª Zona Eleitoral – Alvinlândia, Álvaro Carvalho, Fernão, Gália, Garça -. A revisão vai até 30 de agosto de 2019, sendo que todos os eleitores estão convocados a realizar o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e comparecer ao Cartório Eleitoral, na Vila Williams, em Garça. Para facilitar o cadastramento, o Cartório Eleitoral de Garça vem realizando plantões nas cidades pertencentes a 47.ª Zona Eleitoral. O trabalho já foi realizado em Álvaro de Carvalho e Gália e, desde o último dia 18, vem sendo feito em Alvinlândia. No entanto os eleitores devem se apressar se quiserem a praticidade de realizar a revisão na cidade, pois o prazo do plantão termina amanhã, dia 29 de março. A partir daí a revisão será feita, para os eleitores de Alvinlândia, somente no cartório em Garça.

A medida tem por objetivo manter íntegro e atualizado o cadastro de brasileiros aptos a votar. 

Conforme divulgado pela chefe do Cartório Eleitoral de Garça, Marcela Galvão, a biometria é um processo rápido.

É obrigatório apresentar, no momento do atendimento, um documento do qual se infira a nacionalidade brasileira e um comprovante de endereço. O documento pode ser o RG, certidão de nascimento ou casamento, certificado de quitação de serviço militar, ter o eleitor idade mínima de 16 anos, ou ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os documentos para comprovação de endereço de residência pode ser uma conta de água ou luz, em nome do eleitor, emitido ou expedido nos três meses anteriores ao comparecimento do eleitor ao cartório. Os documentos comprobatórios de residência poderão ser utilizados pelo cônjuge, filhos, tutelados, ou sob guarda e demais descendentes, desde que comprovem essa situação.

Confirmando que a equipe do Cartório Eleitoral estará em Alvinlândia até esta sexta-feira, dia 29 de março. O atendimento será das 12 às 18 horas, na Prefeitura Municipal, localizada na Rua Getúlio Vargas, 66. Em Garça, o Cartório Eleitoral funciona das 12 às 18 horas, na Rua Plínio de Godoy, 236. O telefone para informações é (14) 3471-3122.

Na corrida para cadastrar a biometria de todo o eleitorado do Estado de São Paulo até 2022, a Justiça Eleitoral paulista cadastrou, do início do ano até agora, as digitais de mais de meio milhão de eleitores (522.654). A meta para 2019 é realizar a biometria de 6 milhões de pessoas no Estado.

Dos 33 milhões de eleitores aproximadamente do Estado de São Paulo, 47,24% (15.687.537) fizeram a biometria. Na capital, dos 9.087.267 eleitores, 49,36% realizaram o cadastramento.

A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas se adiantem e já façam o procedimento biométrico que, em breve, será obrigatório na capital paulista e em todos os municípios do Estado que ainda não foram incluídos no ciclo obrigatório.

O eleitor, quando se adianta e comparece ao seu cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, ele cadastra as digitais e atualiza os seus dados com tranquilidade, evitando filas e outros transtornos.

 

Biometria Obrigatória

Em mais um ciclo da biometria obrigatória, 478 municípios paulistas, entre eles Garça, deram início ao procedimento em 4 de fevereiro.

O objetivo da biometria é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor no hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Além do cadastro das digitais de todos os dedos do eleitor, o procedimento envolve a atualização dos seus dados cadastrais, fotografia e assinatura digital.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.