Lucas Dias
17/06/2019
Garça 

SAMA fala sobre a importância da arborização e como é feita em Garça

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) lembra a importância da arborização e fala sobre como o trabalho é feito em Garça.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) lembra a importância da arborização e fala sobre como o trabalho é feito em Garça. Salientando os benefícios da arborização, que vão além do embelezamento, a Secretaria também aponta os problemas que podem acontecer quando há uma escolha errada da árvore.

“As árvores têm um importante papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam e colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Entre outros benefícios também podemos apontar a fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos”, divulgou a Secretaria, citando os benefícios de se ter uma cidade arborizada.

No entanto a SAMA também apontou os problemas com a escolha errada de uma espécie. Quem quiser plantar uma árvore na calçada deve, primeiro, procurar a Prefeitura. Baseado em pesquisa dos engenheiros e previsto no plano de arborização urbana, há espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados.

O munícipe também pode solicitar o plantio à Prefeitura, diretamente na SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - ou buscar as mudas no viveiro municipal.

O plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça no futuro. Só para enunciar alguns: tubulações de água e esgoto estourados, calçadas levantadas, problemas na rede elétrica, galhos que ameaçam cair a qualquer momento, frutos pesados que caem sobre carros, ramos espinhentos que atrapalham os pedestres, sujeira e mau cheiro advindo de frutos, folhas ou flores caídos, entre muitas outras situações desagradáveis a perigosas. E geralmente você não pode fazer muita coisa. Na maioria das vezes o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica. O corte sem autorização pode render multas pesadas a quem realizar e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental.


Para que não haja problema, o munícipe terá que solicitar o serviço à SAMA e aguardar que aprovem. Daí a importância em acertar na escolha do tipo de árvore a ser plantada. Sem falar no seu tempo de vida que pode ser muito maior que o de qualquer ser humano.

 

INDICAÇÃO DE ESPÉCIES

Conheça agora uma lista de espécies que são indicadas para calçadas. As de pequeno porte são boas para calçadas com fiação elétrica, enquanto as maiores podem ser plantadas em calçadas sem fiação.

Coração de negro
Resedá gigante
Ipê branco
Ipê amarelo
Jacarandá
Sabão de soldado
Cássias amarelas
Lofantera
Resedá
Calicarpa
Flamboyant de jardim
Pitanga
Araçá
Cássia canudo de pito
Tingui preto

 

Serviço  

A SAMA atende de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. A sede fica dentro do bosque municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão, com acesso pela Rua Vital Soares. Telefone para mais informações: 3471-3499.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.