Fábio Dias
18/09/2019
Garça 

Acig participará de reunião sobre Cadastro Positivo em Marília

No próximo dia 23 de setembro, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG),

No próximo dia 23 de setembro, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), João Francisco Galhardo, estará reunido em Marília junto com representantes de outras 18 associações comerciais do centro-oeste paulista. O encontro se dará a partir das 9 horas na sede Associação Comercial e Industrial de Marília, com o objetivo de obter mais esclarecimentos sobre o Cadastro Positivo por parte da Boa Vista Serviços, através do programa “Acerta Positivo”, disponível para as entidades associativas da região.

“É muito importante que participemos desses encontros e que sejam esclarecidas todas as dúvidas pertinentes. O Cadastro Positivo beneficia empresas e pessoas e precisamos estar aptos e capacitados para sanar todas as dúvidas que nossos associados possam apresentar. Nem mesmo nós sabemos tudo, mas nesses encontros podemos discutir ideias”, disse Galhardo.

Durante visita a Garça, em julho último, Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), falou sobre o Cadastro Positivo, sobre propostas da Facesp em relação as associações comerciais, sobre a Medida Provisória 881,

Pela proposta o Cadastro Positivo reunirá informações sobre como têm sido pagos os compromissos relacionados à contratação de crédito – empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Passam a constar do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor.

“O Cadastro Positivo é um projeto que eu aprovei quando estive no senado em 2010/2011 e que sofreu, naquela oportunidade, uma emenda dizendo que só poderiam constar no Cadastro Positivo, quem quisesse, ou seja você tinha que dar autorização para participar do cadastro positivo, por isso não funcionou. Já em 2019, no novo governo, conseguimos aprovar uma mudança desse item, e agora todo mundo é obrigado a estar no cadastro positivo”, disse ele.

De acordo com o presidente da Facesp e da ACSP, são mais de 110 a 120 milhões de brasileiros que vão passar para o Cadastro Positivo, e aqueles que não querem ficar devem avisar e serão retirados. A retirada é vista pelo presidente como algo contra o cidadão, pois a partir do momento que o mesmo não pertence ao Cadastro Positivo, não terá acesso ao crédito.

“O Cadastro Positivo é a história de vida do cidadão quanto aos créditos, quanto ao seus pagamentos para que cada vez mais ele possa ter mais créditos. O Cadastro Positivo vai ser um ganho para a sociedade. Ele está começando a ser implantado e quando o histórico das pessoas começarem a estar no banco de dados, das empresas assim constituídas para isso, com certeza vai melhorar o comércio, vai melhorar a vida do cidadão que vai ter oportunidade para fazer as suas compras, principalmente porque nesse caso do Cadastro Positivo você vai ter uma oferta de credito maior e a economia vai estar crescendo. É um ganho para a sociedade e nós vamos precisar, provavelmente de mais uns meses para poder constatar como o Cadastro Positivo será benéfico para todos nós”, definiu Cotait Neto, explanando sobre o assunto.

O gerente da Acig, Fábio Dias, também salientou a importância em saber trabalhar com o Cadastro Positivo.

“Como já disseram o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto,  e o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o Cadastro Positivo beneficia empresas e pessoas, em várias situações. Ele possibilita maior poder de negociação na hora de solicitar crédito com a possibilidade de menores taxas e melhores prazos, uma vez que, a avaliação de crédito é baseada no comportamento de pagamento e não somente nas informações restritivas”, falou Dias.

O gerente lembrou que o cadastro também pode incluir mais 22,6 milhões de pessoas atualmente fora do mercado de crédito. A regra, que passou a valer em julho, prevê a inclusão no cadastro de forma automática e o consumidor deverá ser comunicado em até 30 dias de que seu cadastro foi aberto.

O cadastro positivo foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, e agora a nova lei amplia seu uso, podendo ser entendido como um grande banco de dados que classifica os consumidores, compondo uma lista de bons pagadores, a partir do registro da pontualidade no pagamento das contas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.