Fábio Dias
31/03/2020
Garça Esporte 

Flamengo: Uma história com muitos títulos - por Tico Cassolla

 Neste mês de março dois times do futebol amador fazem aniversário, mesmo não estando mais em atividades. Primeiro foi o Clube Atlético Ipiranga, no último dia 21.

Anúncio

 Neste mês de março dois times do futebol amador fazem aniversário, mesmo não estando mais em atividades. Primeiro foi o Clube Atlético Ipiranga, no último dia 21. O outro é o glorioso Flamengo Esporte Clube, de Vila Rebelo, fundado no dia 30 de março de 1.977. Hoje a coluna recorda um pouco da vitoriosa história do Flamengo, o time mais campeão da história de Garça, que “está comemorando 43 anos de existência”. 

Como sempre comento nas rodas esportivas: o futebol amador tem que ser dividido em duas etapas: o antes e o depois do flamengo.

Tudo começou no final do ano de 1.976. Um grupo de amigos esportistas, reunidos no antigo Bar do Vendão, resolveram formar um time de futebol. Foi o primeiro “pontapé”, e começava a surgir o Flamengo. Presentes na reunião: Bétão Aguiar, os irmãos Renato e Paulo (Desiderato) e o Édson (Alves, irmão caçula de dona Maria Aguiar), onde começaram a trocar as primeiras idéias. Um time seria de muita importância para os moradores e esportistas da Vila Rebelo. Na ocasião alguns nomes foram sugeridos: Corintinha ou Palmeirinha. Curiosamente o escolhido foi o de Comercial. Mas, no dia 30 de março, eles chegaram num consenso. Como o time já tinha uma grande torcida no bairro, foi sugerido o nome de Flamengo Esporte Clube. Todos aceitaram na hora. Começava aí uma história única e vencedora. Talvez, inédita nos meios esportivos do Brasil.

A etapa seguinte: comprar o “fardamento”. Mas e a grana? Entra em ação, a ajuda do Sr. Lazaro Desiderato (pai do Renato e Paulo)  e Sr. João Aguiar, pai do Bétão. De pronto o Sr. João Aguiar foi até o Banco Banespa (atual Santander), fez um empréstimo e comprou um uniforme novo. Só que não caiu bem, pois era na cor bordô, sem a ‘cara’ do Flamengo. Até que souberam que o Shel, presidente/dono do Americano de Vila Manolo, tinha umas camisas na cor rubro-negra. Uma boa negociação e deu tudo certo.

Com o novo e bonito “fardamento”, os dirigentes decidiram participar do campeonato juvenil, e logo de cara conquistar o primeiro título. Recordarmos o primeiro Flamengo campeão com as novas camisas. Em pé, da esquerda para direita: Betão Aguiar (treinador), Gilson, Luizão, Márcio Miranda, Nardão, Dito Eletricista, Zé Luiz (massagista) e Valmir Barbosa (diretor); Agachados: Deí, Cezinha, Cole, Tino, Zé Miguel, Fabinho e Nezão.

A partir daí títulos e mais títulos, todos conquistados de forma incontestável. Um recorde que dificilmente será batido: 11 vezes campeão amador (anos de 1985/1986/1987/1988/1990/1991/1992/1997/2006/2010 e 2011), 6 vezes campeão Copa Lions (Taça Cidade de Garça, anos de 1983/1993/1994/2005/2007e 2008), 4 torneios preparatórios, uma Taça Cidade de Garça (ano de 1982, quando não teve o amador) e 5 vezes “Torneio do Prefeito, nos anos de 1982/1987/1991/2010 e 2011. Depois do título, deixaria os gramados para entrar na história do futebol garcense. 

Veja outros flagrantes: o trio de jogadores, da época do Corintinha, precursor do Flamengo. O goleiro Nardão, Ênio e Nani. E no encontro do final do ano passado, alguns jogadores que passaram pela equipe. Da esquerda para direita: Jabú, Tonho Nego, João Carlos, Tino, Dinho Parreira, Ênio, João Paulo e Bétão Aguiar. 

CURIOSIDADE: Durante toda a sua existência o Flamengo só teve um único treinador: Gilberto “Bétão”, o filho do Sr. João e Dona Maria Aguiar. Estrategista, disciplinador, líder e campeoníssimo: 14 títulos amador (11 pelo Flamengo e 3 no VIMEC), 8 Copa Lions/Taça Cidade de Garça, 5 Torneios preparatórios, uma Taça Cidade de Garça, 1 campeonato Juvenil e 4 vezes no Futsal. 

Fotos do Evento


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.