Fábio Dias
21/01/2022
Garça Região 

Escassez de testes para Covid faz Saúde adotar novo critério

Escassez de testes – problema que atinge todo o país – levou a Secretaria Municipal da Saúde de Marília a estabelecer novos critérios para testagem.

Escassez de testes – problema que atinge todo o país – levou a Secretaria Municipal da Saúde de Marília a estabelecer novos critérios para testagem.

Não basta mais estar com sintomas da Covid-19 para sair das unidades do Sistema Único de Saúde do município com um resultado. A prioridade agora é para quem faz parte dos grupos de risco.

Em nota distribuída à imprensa na tarde de quarta-feira (19), a Prefeitura informa que a medida também está sendo adotada por outros municípios.

A prioridade para testagem será das gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), crianças de zero a 11 anos, profissionais da saúde e pacientes com sinais clínicos de agravamento.

“Os demais usuários serão avaliados e agendados em data oportuna, mediante disponibilidade de teste”, informa a pasta municipal.

Os pacientes que apresentarem febre alta acima de 39 graus, desconforto respiratório, dor no peito ao respirar ou prostração (fraqueza, moleza, sem força), deve procurar por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte ou no Pronto Atendimento (PA) da região Sul.


RECLAMAÇÕES

A decisão de mudar critérios e estabelecer prioridades aos grupos de risco chega no momento em que a restrição de testes – ante a grande demanda de sintomáticos – já começa a gerar reclamações.

Em uma rede social, em grupo de avaliação de produtos e serviços, internauta reclamou da falta de acesso ao exame.

Na nota divulgada, a Secretaria Municipal da Saúde ainda cobra compreensão e respeito por parte da população. “As equipes têm sofrido com afastamentos de profissionais por atestado médico e, mesmo assim, mantêm o empenho para prestar assistência de qualidade”, diz trecho do documento.

“Solicitamos a compreensão e respeito a nossas equipes para que não sejam hostilizadas e agredidas, pois desde o início da pandemia esses profissionais se 

dedicam ao máximo em prol da população”, apela.


CAUTELAS

Os técnicos da pasta reforçaram ainda medidas de prevenção, como a vacinação, o uso constante de máscara, distanciamento social, fim das aglomerações e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

É importante ainda, para prevenção, mudar hábitos e evitar tocar olhos, boca e nariz (mucosas) com as mãos. (Por Marília Noticia)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.