
Projeto do Ministério Público contra violência doméstica é apresentado a promotores da região de Bauru: Garça esteve representada
"Não mexe comigo que eu não ando só" envolve estruturar políticas públicas
Promotores de Justiça da região de Bauru inscritos para aderir ao projeto "Não mexe comigo que eu não ando só" participaram na última sexta-feira (17/11) de reunião virtual com representantes do Núcleo de Gênero do MPSP, Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim) e da rede protetiva dos municípios envolvidos. O encontro serviu para a apresentação de detalhes da iniciativa e os promotores Thiago Gatti Fernandes e Richard Fabricio Messas representaram o município de Garça.
O programa visa a promover a atuação integrada entre as Promotorias para estruturar e qualificar políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres nas cidades participantes. Outros objetivos são viabilizar a fiscalização das medidas protetivas e incentivar medidas de desconstrução do machismo e da misoginia para transformar o comportamento do agressor de forma a evitar reincidências, além de garantir cuidado com a saúde mental e a proteção social da mulher.
Após mapear os casos de violência doméstica e os equipamentos da rede de atendimento, o "Não mexe comigo que eu não ando só" promoverá atividades voltadas ao compartilhamento de boas práticas e, conforme a necessidade, adotará medidas extrajudiciais e/ou judiciais de caráter regional para atender às demandas encontradas.
A apresentação do projeto ficou a cargo da promotora Vivian Corrêa de Castro Pompermayer Ayres (São Manuel). Além dos promotores Thiago Gatti Fernandes e Richard Fabricio Messas (Garça), estiveram presentes os também promotores Nelise Lagustera Demarqui Teixeira (Barra Bonita), Roseny Zanetta Barbosa (Pederneiras), Thiago Rodrigues Cardin (Ibitinga), (Lucas Maester Colombo (Iacanga), Silvio Brandini Barbagalo (Lençóis Paulista), Vladimir Brega Filho (Santa Cruz do Rio Pardo), Ana Laura Ribeiro Teixeira Martins (Santa Cruz do Rio Pardo), Reginaldo Garcia (Santa Cruz do Rio Pardo), Marcelo Gonçalves Saliba (Santa Cruz do Rio Pardo), Paola Paixão Giurizato (Itápolis), Renato Abujamra Fillis (Chavantes) e Lysaneas Santos Maciel (Marília). O NAT foi representado pelas analistas jurídicas Karla Gimenes Antiquera Carlos, Lívia Kusumi Otuka e Michele Baroni Damasceno.
Na região, fazem parte dos trabalhos os municípios de São Manuel, Areiópolis, Pratânia, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Garça, Álvaro de Carvalho, Lupércio, Alvinlândia, Marília, Vera Cruz, Ocauçu, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Espírito Santo do Turvo, Chavantes, Canitar, Lençóis Paulista, Borebi, Ibitinga, Tabatinga, Itápolis, Pederneiras e Iacanga.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.