
Temporal derrubou árvores e causou estragos em Garça e região
Um temporal na tarde da última sexta-feira, 3 de novembro, causou estragos em diversas cidades da região ao derrubar árvores, destelhar imóveis e derrubar fachadas de prédios comerciais.
Um temporal na tarde da última sexta-feira, 3 de novembro, causou estragos em diversas cidades da região ao derrubar árvores, destelhar imóveis e derrubar fachadas de prédios comerciais. A velocidade dos ventos assustou ao passar dos 80 km/h na maioria das cidades das regiões de Marília, Bauru e Jaú, com destaque para o recorde registrado em Bauru, que foi de 86,8 km/h, segundo medição do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet).
Em Garça o vendaval acompanhado de chuva derrubou árvores, destelhou casas, arrancou fachadas comerciais, causou inúmeros estragos em residências, prédios comerciais, derrubou galhos e arrancou árvores inteiras.
O vento forte que surgiu repentinamente levou toda a fachada da Casa de Carnes Mistura Fina, o conhecido açougue do Bil no cruzamento das ruas Carlos Ferrari e Augusto Nascimento Castro. As barras de ferro que seguravam a estrutura se dobraram à força do vento, e a cobertura foi lançada na rua. Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se feriu. Nas lojas Pernambucanas também foram registrados danos na fachada e no teto, que não resistiu a chuva. Parte da loja ficou alagada. Um dos casos mais graves ocorreu na rua Caramuru, esquina com Barão do Rio Branco. No local uma árvore gigantesca não resistiu à força do vento e tombou na rua, atingido um veículo Corsa que estava estacionado no local. O carro teve toda a parte traseira danificada. Não houve feridos.
A chuva chegou à cidade por volta das 15 horas com ventos fortes e, em poucos minutos, choveu quase 50 milímetros em alguns locais, causando alagamentos em conhecidos pontos críticos, como rua Padre Leite nas imediações do prédio da Secretaria de Educação (antigo Mercadão). Naquele ponto existe uma galeria que recebe toda a enxurrada que “desce” do centro da cidade, e sempre transborda quando o volume de chuva é muito grande. Um vídeo que circula em rede social mostra um veículo retido no local.
Em Bauru a chuva não passou dos 14 milímetros, mas a ventania foi muito grande. Imagens feitas do alto de prédios registraram rajadas de vento percebidas no direcionamento da chuva. Houve queda de árvores em vários pontos da cidade e um recuo na temperatura após o temporal, de 34,5 graus centígrados para menos de 22 graus centígrados por volta das 14h45.
Árvores também foram derrubadas em diversos bairros de Jaú, interrompendo o fluxo de veículos em vias importantes como a Alameda Lourenço Avelino, que dá acesso do centro aos jardins Sempre Verde e João Balan I e II, e Avenida Netinho Prado, na zona sul. Também foi registrado acúmulo excessivo de água de chuva na área de embarque e desembarque dos ônibus. Felizmente, não houve registro de vítimas.
Fotos do Evento
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.