Fábio Dias
30/01/2024
Garça Região Variedades 

Dengue: Garça soma noves casos positivos neste mês

A Secretaria Municipal de Saúde de Garça divulgou ontem, 29, mais um boletim atualizado dos casos de dengue relativos ao ano de 2024.

 A verificação dos números da dengue é feita de forma anual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, onde a contagem ocorre do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de cada ano. Segundo o divulgado, entre os dias 1º e 28 de janeiro desde ano, a cidade totalizou nove casos positivos da doença. O número de suspeitos chegam a 43 e os casos negativados somaram 27.  
A pasta divulgou ainda um boletim final de 2023, com a atualização dos números, uma vez que havia suspeitos ainda sob investigação. No ano passado, de  1° a 31 de dezembro, os casos positivos somaram 277. Os negativos, no mesmo período foram 764. O ano terminou com dois suspeitos e, segundo o divulgado, dois casos ainda aguardam o resultado do exame.
A Secretaria de Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, e existe a suspeita da doença, que façam a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.
Conforme publicado em matéria da Secom, os agentes estão encontrando dificuldade para acessar os imóveis, uma vez que os moradores não querem autorizar a vistoria. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, quando há um caso positivo ou em investigação na área, os agentes passam nas residências fazendo o controle manual de criadouros, ou seja, visitando casa a casa e verificando possíveis criadouros que devem ser removidos, além da aplicação de larvicida em casos pontuais. Após essa primeira visita, é necessário que o agente retorne após sete dias corridos e refaça todo o trajeto. Segundo a Vigilância Sanitária, muitos munícipes não estão permitindo essa segunda visita para a verificação, pois não compreendem que o larvicida tem ação de apenas 7 dias. Mais uma vez, solicita-se a compreensão de todos, pedindo para que deixem os agentes entrarem nas residências, pois o trabalho dele é essencial para a saúde de todos.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.