Fábio Dias
16/01/2024
Garça ACIG 

MEI: ACIG dá dicas para o planejamento das férias sem sustos


Muitos brasileiros costumam aproveitar os meses de dezembro e janeiro para tirar férias.

Muitos brasileiros costumam aproveitar os meses de dezembro e janeiro para tirar férias. Mas a decisão não é tão simples quando você é dono de um negócio. Especialmente quando se é Microempreendedor Individual (MEI), modalidade que só permite contratar um funcionário.

Para auxiliar os empresários que pretendem se ausentar das atividades do empreendimento para um merecido descanso, a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG  traz dicas para o empreendedor curtir o recesso sem culpa, mas com muita organização.


1. Treine seu colaborador ou contrate um temporário

Para quem tem apenas um funcionário, o ideal é delegar a ele a rotina mais operacional e focar nas questões estratégicas. Treine o seu colaborador para o período em que você estiver ausente, de forma que ele consiga prosseguir com as atividades.

Caso trabalhe sozinho, contrate temporariamente um profissional – ele ficará responsável por, minimamente, não deixar os seus clientes sem um retorno, além de dar andamento a algumas atividades enquanto você está fora. 

"Todo mundo precisa de um descanso e todos precisam aprender a delegar. Nós, empreendedores, temos por hábito, centralizar tudo, mas é preciso delegar e, neste caso, conforme orientam os especialistas, é positivo para o negócio. É importante delegar questões mais operacionais ", colocou o presidente da ACIG, Fábio Raniel.

Segundo ele, o gestor empreendedor deve ficar com as questões que de fato são críticas, que vão fazer a diferença na prestação dos serviços. O principal é se desocupar e ter tempo na agenda para fazer aquilo que de fato é a essência no seu negócio: entregar valor ao seu cliente.

 

2. Aposte em períodos curtos de férias

 

Segundo Raniel, ao planejar as férias, o empreendedor deve considerar que, naturalmente, ele  não tem um time consistente. Assim, o ideal é planejar períodos de férias curtos e, necessariamente, no contrafluxo da sua melhor temporada.

“O importante é tirar as férias e todos os negócios têm o período mais calma. O comércio, considerando o segmento, as indústrias, os serviços, têm o período de baixa, ou que os especialistas chamam de sazonalidade negativa. Esse pode ser o momento para sair, descansar, recobrar as energias”, disse o dirigente.

Segundo ele, dependendo do movimento ou da sazonalidade negativa ser muito acentuada, os empreendedores podem até fechar no período. 

“Os prestadores de serviço, que atuam no transporte escolar, por exemplo, podem tirar uns dias”, exemplificou o dirigente.

 

3. Comunique seus clientes com antecedência

Outra providência é comunicar o afastamento com alguma antecedência, informando o seu cliente sobre o período que você estará fora.

“Temos associados que, anualmente, no mês de fevereiro, eles fecham por cerca de 15 dias. Estou falando de um mercado. A população daquele bairro já sabe. É lógico que sentem o fechamento, mas sabem que isso acontece. É algo que o empreendedor já colocou. Isso é importante”, falou Raniel.


4. Organize um plantão de atendimento

Raniel coloca ainda que o empreendedor tem, como alternativa, montar um plantão de atendimento ao cliente em um canal remoto na internet ou em uma rede social.

Como por exemplo, o "combo" que o pequeno empreendimento costuma ter, utilizando o Instagram para divulgação de imagens e vídeos do produto e/ou serviço, deixando ali, na plataforma, um link para o WhatsApp da empresa, para fechar a venda por esse canal.

"É sempre desafiante tirar férias quando você é empreendedor e não conta com um time. Deixamos aqui umas dicas, mas cada um deve analisar o seu contexto, fazer as adequações necessárias. O importante é lembrar que férias, mais que um momento de relaxamento, é também uma necessidade”, disse ele.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.