Fábio Dias
18/01/2024
Garça 

Prefeitura consegue regularização de imóvel do Centro de Apoio ao Ensino e Aprendizagem

A Administração Municipal conseguiu o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) para prédio onde funcionará, em breve, o Centro de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (CAEA).

A Administração Municipal conseguiu o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) para prédio onde funcionará, em breve, o Centro de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (CAEA). O CLCB é expedido para edificação classificadas como baixo potencial de risco de incêndio e pânico. Atualmente o serviço é oferecido no prédio da antiga escola Nely.

Conforme divulgado em matéria da Secom, o CAEA é um pilar de apoio às crianças garcenses que enfrentam desafios na aprendizagem ou na fala. 

“Este centro, que atende crianças de até 11 anos de idade matriculadas na rede municipal de ensino, seja pública ou particular, desempenha um importante papel para a formação e o desenvolvimento dessas crianças. O serviço é gratuito e está vinculado à Secretaria Municipal de Educação, demonstrando o compromisso da atual Administração com a educação inclusiva e de qualidade para todos”, coloca a matéria.

As crianças atendidas frequentam o local uma vez por semana, totalizando mais de 200 atendimentos semanalmente.

O CAEA oferece acompanhamento de profissionais qualificados, incluindo fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga e assistente social. Esses profissionais dedicam-se ao auxílio para que as crianças superem suas dificuldades e a alcancem seu potencial máximo, colaborando para a construção da confiança e da autoestima das crianças atendidas.

 

Diferença entre CLCB e AVCB

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros ( CLCB) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) são documentos que atestam a regularidade de um imóvel em relação à segurança contra incêndios. A principal diferença entre eles está no nível de risco do imóvel e no processo de obtenção de cada um.
CLCB: é expedido para edificação classificadas como de baixo potencial de risco de incêndio e pânico. O processo de obtenção do CLCB é mais simples e rápido, já que é feito de forma digital e a fiscalização é feita por amostragem. As verificações são reduzidas devido ao baixo risco.
AVCB: é expedido para edificações classificadas como de alto risco. O AVCB exige um vistoria do Corpo de Bombeiros porque é destinado a edificações que são mais vulneráveis. Para fins de licenciamento, são consideradas de alto risco as edificações ou áreas de risco que se enquadram em determinados parâmetros, como área construída superior a 750 m², imóvel com mais de três pavimentos, imóvel destinado a comercialização ou armazenamento de líquido inflamável ou combustível acima de 250 litros, entre outros.
 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.