
Associação Comercial de Garça fala sobre a importância de formalizar e registrar o seu negócio
Com o registro de 5.175 empresas ativas, nas mais diferentes natureza jurídica, Garça mostra um potencial empreendedor.
Com o registro de 5.175 empresas ativas, nas mais diferentes natureza jurídica, Garça mostra um potencial empreendedor. Dessas empresas ativas, segundo dados do governo federal, atualizados na tarde de ontem (14), 791 foram abertas no ano passado. Neste ano, o governo aponta a abertura de 89 novas empresas em território garcense. São números que animam, mostram o potencial da cidade, mas que ainda poderiam ser melhores se todos os empreendedores legalizassem seus negócios.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Raniel, ao legalizar o empreendedor protege seu negócio, atua em conformidade com a lei e pode fechar parcerias e acessar linhas de crédito.
“Nós, que somos empreendedores, que atuamos no mercado sabemos bem das dificuldades, dos malabarismos que muitas vezes temos que fazer. Empreender tem risco, mas ficar na informalidade é muito mais arriscado. A formalização de uma empresa é o aval para se ter a autorização legal para realizar negócios dentro da jurisdição escolhida. É uma obrigação legal, na maioria das jurisdições, que ajuda uma empresa a operar da forma devida, oferecendo maior segurança para parceiros, clientes e fornecedores”, disse o presidente garcense.
O dirigente elencou alguns motivos que mostram o lado positivo da formalização:
- Ter mais segurança.
- Fechar parcerias.
- Acessar linhas de crédito.
- Exportar e receber subsídios do governo.
Conforme explicou Fábio Raniel, para abrir o registro os procedimentos são distintos se o empreendedor quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma microempresa.
“Todas essas dúvidas podem ser tiradas junto ao posto do Sebrae Aqui que funciona na ACIG, mas o que podemos orientar, de forma mais rápida é que, para uma microempresa exercer suas atividades, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Para se registrar como Microempreendedor Individual (MEI), o processo é todo feito eletronicamente, via internet”, disse ele, salientando que todo empreendedor, ao formalizar o negócio, tem que indicar um nome empresarial, que pode ser de duas espécies:
- Firma: quando o nome é utilizado pelo empresário individual, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria, e em comandita simples. Em caráter opcional, ele pode ser utilizado pelas sociedades limitadas.
- Denominação: quando o nome é utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, em caráter opcional, pelas sociedades limitadas e em comandita por ações.
MEI é a modalidade mais indicada para sair da informalidade
Se para quem vai abrir um novo negócio, o primeiro passo é a formalização, para quem quer começar um negócio e está procurando a forma mais simples, o Microempreendedor Individual (MEI) é a modalidade mais indicada para quem quer sair da informalidade.
Em Garça, das 5.175 empresas ativas, 3.023 têm a opção pelo MEI e todas são microempresas. Somente neste ano, até ontem, foi registrada a abertura de 88 microempresas, sendo que, destas, 79 optaram pelo MEI. No ano passado foram 753 microempresas em Garça e destas 649 optaram pelo MEI.
“Por meio do Portal do Empreendedor (disponível no gov.br/MEI), a empresa passa a ter CNPJ, direitos e obrigações de pessoa jurídica com muitas facilidades. Este serviço oferece a inscrição do microempreendedor individual, ou seja, o empreendedor terá a formalização de sua atividade a partir do registro empresarial junto aos órgãos governamentais”, explicou Raniel.
Com esse registro o empreendedor pode:
- Obter o CNPJ;
- Emitir nota fiscal;
- Vender para o governo;
- Acessar serviços bancários específicos;
- Pagar tributos simplificados e mais baratos;
- Contribuir para a previdência social e ter regime previdenciário próprio.
Outro ponto salientado pelo dirigente garcense é que, depois da formalização do negócio é possível fazer o download do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). Esse documento certifica que a empresa está aberta e comprova a inscrição no CNPJ e na Junta Comercial do seu Estado.
O CCMEI possui o importante efeito de dispensar a necessidade de obtenção de alvará e licença de funcionamento, contanto que todas as obrigações legais pertinentes ao adequado funcionamento do seu negócio sejam devidamente cumpridas.
Raniel salienta que se tornar um MEI é mais fácil do que as pessoas imaginam. Todo o processo é feito de forma fácil e on-line, mas quem tiver dúvidas pode procurar a ACIG que terá todo respaldo necessário.
Confira o passo a passo simplificado:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Selecione o tema “Quero Ser Mei”;
- Acesse o card “Formaliza-se”;
- Informe a Conta de acesso ao gov.br;
- Preencha o formulário de inscrição de MEI;
- Assinale as declarações;
- Finalize e pronto! Seu MEI foi criado.
Perfil das empresas garcenses que estão ativas
Segundo dados do Governo Federal, das 5.171 empresas ativas em Garça, 246 são empresas de pequeno porte, 4.687 são microempresas e 242 estão classificadas como outras.
“Um ponto que chama muito a atenção é que, no topo da lista das empresas, quando são classificadas por atividade econômica, temos o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 257 empresas. Elas representam 5% do total de empresas ativas e, destas 257 empresas, 255 são MEI”, informou Raniel.
Outro dado que, segundo o dirigente chama a atenção, é que, em segundo lugar na lista das empresas ativas, classificando por atividade econômica, estão cabeleireiros, manicure e pedicure. São 199 empresas nesta atividade que estão formalizadas na cidade.
Raniel comentou que, entre as 16 primeiras empresas que encabeçam a lista por atividade econômica em Garça, se sobressaem o comercio varejista, serviços na área de beleza e prestadores de serviço.
Na ilustração as 16 atividades econômicas com maior número de empresas em Garça até 14 de fevereiro.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.