Fábio Dias
22/03/2024
Garça 

Conselho da Pessoa com Deficiência realiza palestra no dia da Síndrome de Down

O Conselho Municipal do Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio das Secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social

O Conselho Municipal do Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio das Secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu na manhã de ontem,  21 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down, uma palestra informativa sobre essa condição genética para diretores e coordenadores das escolas municipais e conveniadas de Garça. A proposta é sensibilizar e informar, para quebrar paradigmas que ainda existem sobre a SD.
A palestrante, Eduarda Santos Brandão, é mãe de Davi Lucca, que possui SD. Através de sua experiência de vida, Duda relata  como descobrir o diagnóstico apenas após o nascimento do filho foi um choque, mas que a convivência e o amor de David são sua força para viabilizar essa causa tão nobre e fazer com que as pessoas tenham um novo olhar para a SD.

A palestra foi voltada para diretores e coordenadores das unidades escolares do município, explicando sobre a condição genética, o diagnóstico e as causas e, no próximo dia 27, às 19h30, a palestra “Vamos Conhecer a Síndrome de Down?” será aberta ao público e acontecerá no Auditório da Secretaria de Educação, a partir da 19h30.  Todos são convidados a participar.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data foi oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas em 2012, sua escolha representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Em 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
A SD é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.