Fábio Dias
15/03/2024
Garça Região Variedades ACIG 

Hoje é comemorado o Dia do Consumidor: para ACIG data reforça a busca constante pela qualidade do atendimento

Hoje, dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor. 


Para a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, a data reforça uma busca constante pela qualidade do atendimento. Isso porque, segundo o presidente da ACIG, Fábio Raniel, para a maioria dos consumidores, a boa relação com o vendedor pode superar aspectos como preço e forma de pagamento

“É um ponto que estamos sempre tocamos. Hoje o consumidor está muito mais exigente e muito mais consciente e, a sua procura não se limita a questão de preço, de promoção. O consumidor busca preço, qualidade e, principalmente, atendimento”, colocou o dirigente.

Raniel comentou que, seja nas lojas físicas ou no comércio on-line, os consumidores têm cada vez mais possibilidades de manterem uma conexão direta com quem está do outro lado do balcão e exigirem que seus direitos sejam respeitados quando estão adquirindo um produto ou serviço. 

“Hoje é um dia que muitos dos nossos lojistas estarão lançando mão de promoções para aumentar as vendas. Na realidade, muitos lojistas vêm realizando promoções desde o início da semana. É uma medida corriqueira, normal para o comércio. As promoções, as liquidações possibilitam que alguns estoques sejam finalizados, que mercadorias tenham saída, que o lojista faça um capital de giro e que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade, a baixo preço. O que não pode ser esquecido é que, em meio a toda negociação, toda venda e compra, não seja perdido o foco de que o consumidor, o cliente está no ponto central”, disse Raniel que também é lojista, empreendedor da área do comércio.

Segundo o dirigente, é imprescindível que, em todo o processo, a confiança seja mantida. Ela se torna o principal fator de compra. De acordo com Fábio Raniel, essa relação começa quando a empresa investe na comunicação com o cliente, busca, de fato, ouvir o que ele tem a dizer e consegue resolver suas necessidades no curto prazo. 

“É aquele atendimento personalizado e diferenciado. É você, enquanto lojista, saber e entender o que seu cliente precisa, qual é a necessidade dele e até o que de fato ele gosta. Vemos muito entre nossos associados que atuam na área de roupas e calçados, saber o que de fato o cliente gosta, qual o tipo de roupa de calçado. Aí ele liga quando recebe os produtos. Ele faz com que o cliente, o consumidor, se sinta especial”, frisou.

De acordo com o superintendente da ACIG, Fábio Dias, o atendimento é fator decisivo para fidelizar o consumidor, mais do que outros aspectos, como preço e forma de pagamento, por exemplo. 

“Todos que atuam na área comercial já viveram a experiência de que um consumidor entrou no estabelecimento, com um propósito e, diante do atendimento recebido, comprou além do que procurava, ou saiu sem comprar nada. O lojista, o colaborador, tem que saber o que estão vendendo, independentemente de ser produto ou serviço. Às vezes, a pessoa é simpática, mas não domina o que está vendendo. É preciso aliar os dois”, coloca Dias, apontando outros fatores que podem fidelizar o cliente, o consumidor, e torná-lo o seu ponto chave de propaganda.

Para o dirigente, o empreendedor deve se atentar para o que o consumidor fala, quer, pensa. Muitos têm um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), mas para os que não têm, pode ser feito pesquisas entre o público alvo, se atentando para os pontos apontados e, indo, com medidas, ao encontro do que espera a maioria.

“Sabemos que captar e fidelizar clientes ainda é desafio para os empreendedores, que também estão preocupados em dar ao cliente uma boa experiência de compra e veem a necessidade de agregar valor ao produto para fidelizar o público, saindo assim da busca por preço. É o cliente/consumidor comprar pelo produto, pelo atendimento, pela qualidade e não somente pelo preço. No entanto sabemos que a questão financeira, o giro econômico, dita várias regras”, falaram Raniel e Dias.

Os lojistas, os empreendedores, segundo os dirigentes garcenses, precisam entender que é fundamental, além de ter uma equipe bem treinada, acompanhar as tendências e modernizar a empresa, melhorando a tecnologia para atender melhor. Qualidade é a questão-chave. 

“Queremos dizer que hoje é o Dia do Consumidor, mas ele é o nosso parceiro mais importante na construção de um futuro melhor. Temos os nossos associados, que são fundamentais, mas sem os clientes, sem os consumidores não teríamos o comércio. O que colocamos é que, neste Dia do Consumidor, consumidores de Garça e região prestigiem o nosso comércio, que tem, como preocupação, a  qualidade do que é ofertado. Nosso compromisso é com a sua satisfação total de lojistas e consumidores”, finalizaram os dirigentes.


A origem do Dia do Consumidor

A data comemorativa surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, em resposta aos abusos cometidos por empresas em relação aos seus clientes. Em discurso no dia 15 de março de 1962, o presidente norte-americano John Kennedy ressaltou os ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores pode oferecer. Nasceu então a data dedicada à conscientização dos consumidores sobre seus direitos e a importância de exigir produtos e serviços de qualidade.


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