Fábio Dias
27/03/2024
Garça 

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes celebra amanhã a Missa do Lava-pés

A Quinta-feira Santa é uma celebração rica de sinais, sendo composta por duas partes: A missa dos Santos Óleos e a Missa de Lava-pés.


A Quinta-feira Santa é uma celebração rica de sinais, sendo composta por duas partes: A missa dos Santos Óleos e a Missa de Lava-pés. Amanhã, dia 28 de março, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes celebra, às 20 horas, a Missa do Lava-pés no Santuário e na Capela São Vicente de Paulo, com a presença de todo o povo de Deus.

A Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa, e amanhã, dia 28 de março, se inicia a fase mais importante da Semana Santa. Neste dia é celebrada a missa da Instituição da Eucaristia (Lava Pés).

De acordo com a Igreja Católica, na Quinta-feira Santa é lembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) e cria também a “figura” do sacerdote, do padre, quando ele diz “Fazei isto em memória de mim”. Foi nesta mesma ceia que Ele fez ainda um gesto muito significativo: lava os pés dos discípulos e diz que todos eles devem lavar os pés uns dos outros, ou seja, servir.

O Lava Pés é um momento marcante da celebração e encontramos sua realização, imitando o gesto de Jesus, na Igreja primitiva. Desde o século IV ele é descrito em todas as liturgias. Com a reforma do missal promovida por Paulo VI, em 1970, o rito do Lava Pés tornou-se obrigatório em todas as celebrações da Ceia do Senhor. Esse gesto de doação total feito por Jesus na Última Ceia, abaixando-se e lavando os pés de cada um de seus apóstolos, deve ser recordado e atualizado.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.