Fábio Dias
17/04/2024
Garça 

Cultura Garça: hoje tem Oficina de Som para Audiovisual

Hoje, 17 de abril, a partir das 14 horas, acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros mais uma ação do Pontos MIS.

Hoje, 17 de abril, a partir das 14 horas, acontece na Biblioteca Pública Municipal Dr. Rafael Paes de Barros mais uma ação do Pontos MIS. Desta vez será a Oficina de Som para Audiovisual que oferecerá aos participantes uma introdução completa às noções e técnicas básicas de captação e edição de som para filmes. Em Garça, estão abertas as inscrições para a oficina de "Som para Audiovisual", que será ministrada por Marcelo Gabbay, de forma inteiramente gratuita. São 20 vagas, a serem preenchidas em ordem de inscrição, voltadas para maiores de 14 anos e com duração de 4 horas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do link https://forms.gle/jfedr7gSNTvLPsCo8.
A Oficina de Som para Audiovisual oferece uma introdução completa às noções e técnicas básicas de captação e edição de som para filmes. O curso aborda uma variedade de tópicos essenciais, incluindo tipos de microfone, grupos de som, captação direta, foley, dublagem e efeitos sonoros. Além disso, os participantes aprenderão sobre programas de edição e terão noções de mixagem, tudo voltado para iniciantes no assunto. Utilizaremos softwares gratuitos e equipamentos acessíveis, como celulares e gravadores portáteis, tornando o aprendizado ainda mais prático e acessível.
A parceria entre Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras, por meio do Pontos MIS, busca levar diversas oficinas gratuitas e de curta duração para profissionais ou entusiastas das áreas culturais. Todas as oficinas têm o propósito de ensinar introduções teóricas, técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas na elaboração de projetos artísticos diversos, ajudando a fomentar a área cultural e fortalecendo a economia local.

 


Sobre o Oficineiro:


Marcello Gabbay é Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sandwich na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo Michel Maffesoli. Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU) e em Psicologia Analista (IJEP). Professor de Desenho e Produção de Som na Universidade São Judas Tadeu, pesquisador e autor dos livros “Comunicação Poética e Música Popular” (Ed. Appris, 2017) e “Música Estranha” (Ed. Paka-Tatu, 2022), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Músico e compositor de trilhas para teatro, dança e cinema. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.