Fábio Dias
27/08/2024
Garça 

APAE Garça participa da 11ª Olimpíadas APAE Marília

No último sábado, dia 24 de agosto, como parte das ações da 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024, comemorada de 21 a 28 de agosto, equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Garça-APAE participou da 11.ª Olimpíadas da APAE Marília.


No último sábado, dia 24 de agosto, como parte das ações da 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024, comemorada de 21 a 28 de agosto, equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Garça-APAE participou da 11.ª Olimpíadas da APAE Marília. O evento também contou com a presença das equipes de Pompeia, Ourinhos e Marília.

A equipe garcense conquistou o terceiro lugar no  Futebol, mas, o que se viu foi uma vitória de todos os presentes, que interagiram, se divertiram e ‘existiram’.

Este ano a semana tem como tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” e, segundo os organizadores da Olimpíada, o objetivo da semana é dar visibilidade para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.  

“Obrigada a todas as APAES por participarem desse momento de muita alegria.
Parabéns a todos”, parabenizaram os organizadores do evento em Marília.

Ao longo de 70 anos, a Apae Brasil tem lutado para criar um presente e um futuro mais próspero para as pessoas com deficiência e suas famílias. Por meio de um trabalho incansável e ímpar, constrói uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os direitos são assegurados.

Nessa caminhada, a organização coleciona diversos marcos históricos e conquistas grandiosas.

A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei 13.585/2017, e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

O tema deste ano de 2024, “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, incentiva a refletir sobre a trajetória da Apae Brasil e o seu papel vigoroso na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. 

Segundo a APAE Brasil, a muito tempo se luta por igualdade, mas hoje a luta 

é por equidade. 

“Essas duas palavras costumam caminhar juntas e que, muitas vezes, seus significados são confundidos. Isso porque, enquanto a igualdade trata a todos da mesma forma, sem distinção, a equidade parte do princípio de que as pessoas têm diferentes necessidades e que nem sempre largam do mesmo ponto de partida. Em vista disso, a equidade é uma força motriz alicerçada no propósito de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, entretanto, fornecendo os recursos e os apoios necessários, promovendo, consequentemente, um resultado justo para todos. Logo, o discernimento entre equidade e igualdade é crucial para respeitarmos as diversidades e sermos verdadeiramente inclusivos”, divulgou a APAE Brasil.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.